A apresentadora Ana Maria Braga, se desculpou no início da edição do ‘Mais Você’ desta terça-feira (2), após receber críticas sobre um comentário que deu no dia anterior. Na ocasião, Ana Maria havia questionado a forma com que a participante Lumena, usa o termo ‘branquitude’ no BBB 21.
“Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí um reverso. Você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso“, questionou a apresentadora. Por conta disso, Ana foi criticada nas redes sociais, e hoje (2), abriu a atração das manhãs da Globo, reconhecendo seu erro e pediu desculpas pelo comentário equivocado.
A historiadora e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano Luciana Brito, em entrevista ao UOL, disse que seria preciso que a população branca tivesse sido submetida ao mesmo período de privações e condições para defender a existência de um suposto “racismo reverso”. Logo, assim como justificado pela apresentadora nesta terça, o assunto é muito complexo, e a falta de informações, tanto dela, quanto de muitas pessoas, sobretudo a do público da Globo que assiste a programas como o próprio ‘Big Brother Brasil’, leva a busca pelo tema, mas também a interpretações sem aprofundamento ou estudo.
Leia também: Globo abre inscrições para o programa Jovem Aprendiz 2021