Ana Maria Braga pode tudo, até mesmo pedir para a equipe tirar a imagem de um pêssego que escondia o bumbum de Xamã em cena de Renascer. “Quem nunca viu um bumbum?”, indagou a apresentadora com sua naturalidade. Uma frase pequena que mostra que muitas vezes nos preocupamos com situações menores e deixamos passar cenas e momentos muito mais pesados no audiovisual, seja ele na TV aberta ou no streaming.
Ao rever a cena que chegou a gerar críticas nas redes sociais percebemos claramente que a malícia está no olhar e não na imagem. Isso mesmo, não houve uma intenção de erotizar aquele momento da novela, mas simplesmente mostrar que Damião estava provocando Ritinha. Não houve apelação, uma vez que a nudez estava absolutamente justificada.
Nudez e sexo não pode na TV e está liberado no streaming
A discussão sobre a nudez e o sexo em produções do audiovisual não é recente. E esbarra no que pode ou não, no que o público aceita ou não. Nos anos 80 e 90 praticamente toda abertura de novela trazia o corpo da mulher em destaque, claro que nu. Entretanto, recentemente, a TV Globo precisou ajustar a abertura de Mulheres de Areia para não mostrar a nudez feminina.
Tieta trazia todas as noites Isadora Ribeiro nua. O mesmo recurso utilizado em Pedra Sobre Pedra e Suave Veneno. Além disso, não há como esquecer as aberturas clássicas do Fantástico sempre com mulheres sensualizando. Não sei se, na época, o telespectador se acostumou com esse “recurso artístico”, mas reclamou muito quando Brega & Chique mostrou o bumbum de um homem na vinheta. Foi preciso tampar a nudez para a novela não ser prejudicada pela rejeição do público.
De uns anos para cá, aumentou significativamente a produção de séries no mundo. Há bons títulos de várias nacionalidades e, apesar das diferenças culturais entre os países, todos recorrem ao mesmo elemento: sexo. E fica nítido que a fórmula é a mesma porque nudez e sexo precisam aparecer em praticamente todos os episódios e, muitas vezes, sem a história justificar. É sexo por sexo.
Séries apostam o tempo todo em sexo
Um bom exemplo disso é o Elite, que teve ótimas temporadas iniciais, mas que perdeu a história quando passou a valorizar muito mais o sexo do que a investigação dos crimes. E a cada temporada, cenas mais ousadas e explícitas.
Ai surge a pergunta: por que é constrangedor o bumbum de um ator na novela das 21h por alguns segundos, mas as séries podem ir muito além? Muitos vão dizer que a TV aberta é para todos e ninguém escolhe e que no streaming a gente escolhe o que assistir. Além disso, paga o serviço. Pode ser, mas o fato é que para muitas pessoas rejeitam a nudez na TV aberta alegando que as novelas destróem as famílias e erotizam tudo, mas assistem com seus filhos séries repletas de violência, morte, sexo e nudez.
Por isso, Ana Maria Braga está absolutamente correta: “quem nunca viu um bumbum”?
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.