A jornalista Adriana Araújo lançou na segunda-feira (26) o podcast derivado do “Sou a Mãe Dela”, uma obra escrita ao longo de quatro anos e publicada durante a pandemia. O livro conta a história de Giovanna Araújo, filha da jornalista, que foi diagnosticada com hemimelia fibular, uma síndrome rara que compromete o desenvolvimento da fíbula, osso responsável, junto com a tíbia, pela sustentação do corpo humano.
Com seis episódios lançados semanalmente às segundas-feiras pela manhã, o programa revisita, com emoção e profundidade, a trajetória de Giovanna e os personagens que marcaram positivamente sua vida.
A produção destaca desde os médicos que realizaram a primeira e última cirurgia, até a professora do primário, o professor de piano que criou uma técnica para tocar com apenas dois dedos na mão direita, o pai de coração e os desafios da formação em medicina, em uma universidade pública.
Luta pela inclusão
Apresentadora do Jornal da Band, Adriana Araújo não esconde que os desafios foram muitos. Em tom firme e apaixonado, ela afirma que a inclusão sempre exigiu luta e persistência: “Minha luta sempre foi pelo SIM. O SIM da inclusão, o SIM do ‘é possível’, o SIM da coragem”.
No Brasil, existem cerca de 20 milhões de pessoas com deficiência, segundo dados oficiais. Adriana reforça que o podcast é também um gesto de gratidão e empatia, sobretudo com outras mães de PCDs.
Quem ouve as mães de PCDs? Quem se interessa pelo que elas sentem? Quem estende a mão? Por isso, por ser uma jornada solitária e muitas vezes invisível, algumas mães estarão comigo nesse projeto com seus relatos pessoais.
ressalta
Produzida pela Trovão Mídia, a série “Sou a Mãe Dela” está disponível nos principais tocadores digitais e nas redes sociais de Adriana Araújo.