Capítulo 02, terça-feira, 17 de outubro
O filho de Dona Rita chega ao lixão e deixa Esmeralda e Centavinho assustados. O diretor do presídio diz a Silencioso que, apesar de todos os argumentos que apresentou, não conseguiu que lhe dessem o indulto. Silencioso responde que não importa o tempo que demore, mas irá se vingar de todos os que causaram sua desgraça. A polícia detém novamente o filho de Dona Rita.
Paulo cumpre o que prometeu e começa a dar aulas para Esmeralda. Lorena se queixa com Augusto que Paulo não a obedece, pois já ordenou que ele não se metesse com as crianças do lixão. Augusto responde que Paulo é um jovem solitário e está buscando alguém para conversar. Esmeralda pede a Dona Rita que fale de sua mãe. Rita responde que ela era muito linda e tinha o mundo a seus pés, mas sua desgraça foi se apaixonar por um homem rico. Esmeralda pergunta quem é seu pai.
Rita responde que não está mais com humor para esse assunto. Depois de crescida Esmeralda diz a Dona Rita que irá procurar um trabalho. Rita concorda, pois precisa de mais dinheiro. Esmeralda passa o dia todo atrás de trabalho. Sem sucesso, volta ao anoitecer para a cabana. Um homem invade o local e tenta abusar dela. Jacira a salva. Esmeralda se entristece quando percebe que Paulo não quer contar para Mariano e Mônica que são amigos.
Paulo diz a Mônica que Esmeralda é órfã e muito humilde, que não tem educação porque a mulher que a criou é uma exploradora. Mônica diz que vai presenteá-la com roupas e sapatos. O diretor do presídio diz a Silencioso que um parente dele herdou uma volumosa fortuna. Silencioso diz que espera que ele a use para conseguir sua liberdade. Esmeralda se emociona ao ver que Paulo está fazendo uma pintura de seu rosto. Ela diz que ele a pintou muito bonita. Paulo e Esmeralda se olham, fixamente.