O cantor Zezé Di Camargo perdeu um show que seria custeado com recursos federais após a repercussão negativa de suas declarações contra o SBT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A apresentação estava prevista para o dia 04 de janeiro de 2025, durante a tradicional Festa de Reis em São José do Egito, no Sertão de Pernambuco.
A decisão foi anunciada na terça-feira (16) pelo prefeito Fredson Brito (Republicanos). Segundo ele, o cancelamento foi uma medida administrativa para preservar a imagem da cidade e evitar que o município fosse associado a disputas políticas. “Nossa cidade não pode e não será palco para especulações, rotulações ou narrativas que não representam os valores da nossa gente”, afirmou em nota oficial.
O contrato, publicado no Diário Oficial da União, previa o pagamento de R$ 500.000,00 com verba federal, a pedido da Secretaria Municipal de Cultura. O documento detalhava a prestação de serviços artísticos de Zezé Di Camargo e sua banda, com duração mínima de 1h30 em praça pública.
A polêmica começou após um vídeo publicado pelo sertanejo nas redes sociais. Nele, Zezé criticou duramente a presença de Lula e de Alexandre de Moraes no evento de lançamento do SBT News, em São Paulo. O cantor chegou a afirmar que o canal “está se prostituindo” e pediu que seu especial de Natal não fosse exibido pela emissora.
Com a repercussão, apoiadores bolsonaristas intensificaram o boicote ao SBT, mas a revelação de que Zezé receberia verba federal para um show gerou críticas sobre a contradição entre discurso e prática.
Leia mais
Prefeitura reforça apoio à cultura local
Além do cancelamento, a Prefeitura de São José do Egito anunciou que a Festa de Reis de 2026 terá o maior investimento da história em artistas locais. O prefeito destacou que o município vive um “novo momento”, pautado pela união e pelo fortalecimento da cultura regional.
No lugar de Zezé Di Camargo, a atração principal será a banda Seu Desejo, formada por Yara Tchê e Alessandro, que se apresentará na mesma data.
