O ícone sertanejo Zezé Di Camargo recebeu o diagnóstico de esteatose hepática, doença popularmente conhecida como gordura no fígado. Quem confirmou a informação foi a esposa do músico, Graciele, em uma entrevista ao jornal Extra.
Na ocasião, ela detalhou o plano de emagrecimento que o artista está seguindo, envolvendo uma reeducação alimentar e uma rotina intensa de treinos.
A esteatose hepática ocorre quando há acúmulo de gordura nas células do fígado. Nesse sentido, a doença pode se associar à síndrome metabólica, que tem como característica altos níveis de colesterol, diabetes e hipertensão arterial. O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia.
Segundo Luciana Costa Faria, gastroenterologista e professora de hepatologia na Faculdade de Medicina da UFMG, em entrevista à Folha em abril deste ano, em cerca de 20% dos casos, a esteatose hepática evolui para a esteatohepatite, caracterizada por lesões e inflamação do fígado. Além disso, em 20% desses casos, pode ocorrer uma progressão para fibrose ou cirrose hepática, condições mais graves.
A avaliação do risco de complicações da esteatose hepática leva em consideração diversos fatores, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e dislipidemia, uma condição que pode levar ao entupimento das artérias (aterosclerose). É importante destacar que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em pacientes com gordura no fígado.
Assim sendo, na entrevista em que falou sobre o quadro de esteatose hepática de Zezé Di Camargo, Graciele disse que “ele não deixou de comer o que gosta”.
“Ele passou a se sentir mais saciado e o resultado da mudança é nítido. Quando iniciou estava com esteatose hepática, hoje, já não tem mais e o percentual de gordura diminuiu, está se sentindo mais disposto”, disse.
Leia também: Lipe Ribeiro anuncia o nascimento de Dom, seu primeiro filho