A Justiça da Bahia começou a julgar nesta terça-feira (18) o jornalista Marcelo Castro e outros dez réus no caso do Golpe do Pix, onde são acusados de desviar doações destinadas a pessoas carentes. Testemunhas no caso, o apresentador José Eduardo Bocão e outros repórteres da RECORD Bahia foram intimidados e estão no fórum para prestar depoimento.
De acordo com as investigações, o desvio funcionava por meio de chaves Pix falsas, exibidas durante o programa. Embora as doações fossem destinadas a famílias necessitadas, as chaves exibidas pertenciam a membros do esquema, que ficavam com a maior parte do valor arrecadado.
O caso veio à tona em março de 2023, gerando denúncias e a demissão de Marcelo Castro e outros envolvidos da emissora. Na época, o jornalista era repórter do Balanço Geral BA.
Por conta disso, Zé Eduardo Bocão, além de Adelson Carvalho, do Cidade Alerta BA, além do repórter Pedro Sento Se, motoristas e cinegrafistas da RECORD Bahia formam intimidados a depor, prestando esclarecimentos e atuando como testemunhas no caso.