Alvo de polêmicas na última segunda-feira (10), a Senadora eleita Damares Alves (Republicanos) enfrenta mais uma grande adversária. É que na noite da última terça-feira (11) Xuxa Meneghel divulgou em seu Instagram uma petição para cassação da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. O abaixo-assinado foi criado por Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher de Valdemar Costa Neto (ex-Deputado Federal) e se aproxima das 500 mil assinaturas.
Na descrição da petição, Maria Christina informa que “Damares disse dia 8/10, ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, na Assembleia de Deus Ministério Fama, em Goiânia, que Jair Bolsonaro ordenou ações de resgates de crianças, que teriam sido traficadas com fins sexuais para outros países através da Ilha do Marajó, Pará”. Por esta razão, divulgou o link nas redes sociais e pediu apoio da população, sem imaginar que o reforço viria de Xuxa.
Ainda na petição, Maria Christina questiona:
- 1) Se Damares fala a verdade, comete crime de prevaricação, pois poderia ainda em seu mandato, evitar os maus tratos às crianças e não o fez. Não houve denúncia as entidades competentes. A prevaricação consiste em retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
- 2) Se Damares mente, está usando a fé do povo em defesa de causa própria e de seu candidato. E é necessário que a Justiça também esclareça o caso. Vou pedir ao meu professor na Escola de Governo, Fabio Konder Comparato preparar o documento, porque ou ela mentiu ou prevaricou como Ministra de Direitos humanos, ambos fatos gravíssimos para uma funcionária pública e merecem cassação imediata por ação popular antes da posse.
O poder de influência da apresentadora fez com que o link da petição saísse de 20 mil assinaturas para mais de 475 mil.
Polêmica em cima de polêmica
Minutos após a divulgação do link, a ‘Rainha dos Baixinhos’ passou a ser atacada pelos eleitores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), além de algumas figuras públicas e deputados federais: “Xuxa, aquela que fez um filme beijando uma criança, totalmente nua, quer pedir a cassação da Ministra Damares sobre os casos de pedofilia que a mesma denunciou? Ah, para, né? Em país sério, essa louca desvairada é quem deveria estar presa”, comentou um internauta.
O pastor e bolsonarista André Valadão usou seu perfil no Twitter para também questionar o posicionamento de Xuxa: “Diante de acusações de crianças abusadas e agredidas, ela escolhe ir contra a Ministra Damares ao invés de ir de encontro aos que acabam com a vida destes seres humanos. A podridão de quem adere o pensamento socialista esquerdista é PODRE”, disse.
O deputado federal e ator Mário Frias também entrou no embate: “A “Rainha dos baixinhos” não deveria ser a 1ª a apoiar o combate à pedofilia já que em toda a sua carreira trabalhou com crianças? Por que Xuxa está levantando toda a classe artística contra o trabalho de Damares?”
Ministério Público Federal x Damares
O MPF cobrou na última segunda-feira (10) a senadora eleita Damares Alves por mais informações sobre supostos crimes cometidos contra crianças no Pará. A denúncia sem provas foi feita pela ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos durante um culto na Assembleia de Deus, em Goiânia (GO).
Após o caso vir a público, muito se questionou o posicionamento de Damares, fazendo com que personalidades da mídia e quisessem mais informações. A falta de retorno da ex-ministra e polarização pelo momento político levou Damares aos trend topics do Twitter e principais noticiários brasileiros o que também resultou no abaixo-assinado.
Leia também: Equipe da TV Globo é atacada por bolsonaristas e recebe auxílio da TV Aparecida