William Bonner usou o espaço no Jornal Nacional (TV Globo) nesta terça-feira (08) para pedir desculpa ao público pelo uso indevido da palavra esquizofrenia durante a cobertura do segundo turno das eleições, que ocorreu no dia 30 de outubro.
“Então, alguns dias atrás, no domingo do segundo turno das eleições, houve um momento em que eu, por pura ignorância, usei a palavra esquizofrenia como se fosse um sinônimo pra uma justificativa confusa do que eu tinha tentado fazer. Felizmente eu fui alertado pro erro. Essa reportagem, é uma forma de me retratar pelo meu erro pessoal e também a nossa maneira de ajudar a nossa falta de informação”. disse Bonner.
A matéria, intitulada “Esquizofrenia, doença que afeta o cérebro, tem tratamento, mas é preciso superar o preconceito”, ganhou destaque no site oficial do telejornal e fala sobre os sintomas, diagnosticos e tratamentos com medicamentos e terapias, permitindo que muitos portadores consigam ter uma vida ativa e plena.
O que Bonner falou?
O termo esquizofrenia foi usado por William Bonner no momento em que interrompeu Renata Lo Prete para informar que o DataFolha havia projetado um novo governador durante a cobertura das eleições. “Não é que minha esquizofrenia tenha chegado a esse ponto. Me disseram uma coisa no ponto (eletrônico), que tínhamos uma informação nova”, disse. A declaração do âncora do JN foi vista com mal gosto pelo público, já que este tipo de fala reforça estereótipos sobre pessoas que convivem com algum distúrbio mental.
Leia também: Com direito a beijo na boca, Pabllo Vittar e Pedro Sampaio anunciam feat