Campeão Olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei, em 2016, Wallace Souza fez uma publicação polêmica nessa segunda-feira (30), citando Lula (PT). O atleta, que joga atualmente pelo Sada/Cruzeiro, divulgou uma enquete no Instagram, sugerindo “dar um tiro” no atual Presidente da República. Com a repercussão negativa, ele apagou a publicação, mas prints circulam nas redes sociais.
Na publicação em questão, Wallace utilizava a tradicional caixinha de perguntas dos stories do Instagram, quando foi questionado se “Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?”. Para responder o usuário, o atleta criou uma enquete com um novo questionamento: “Alguém faria isso?” e completou com um emoji de anjo.
O jogador, bolsonarista assumido, será denunciado pelo crime de incitação à violência. Em nota, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBF) repudiou a publicação, assim como o seu clube.
A CBV repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade.
afirmou a CBV, em nota oficial
As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das possibilidades de interpretação, e isso é uma armadilha gigantesca. Reforçaremos com todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mídias digitais. Ressaltamos, principalmente, que a violência nunca deve ser exaltada ou estimulada, e da parte do Sada Cruzeiro pedimos sinceras desculpas a todos.
escreveu o Sada/Cruzeiro, em comunicado
Resposta do governo
Através das suas redes sociais, Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, criticou a publicação e promete agir contra o atleta. “Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!”, publicou.
Leia também: Clube mexicano rescinde contrato com Daniel Alves