O ex-apresentador da Record TV RS, Voltaire Porto, foi encontrado morto em sua casa no bairro Jardim Itu, em Porto Alegre (RS) nesta terça-feira (13), aos 47 anos. Ele apresentava o programa ‘Bom Dia’, na Rádio Guaíba, que pertence à rede Record. A Polícia Civil ainda investiga as circunstâncias da morte.
Em nota, a Guaíba lamentou a perda do jornalista: “Voltaire comandava o programa Bom Dia, um dos mais tradicionais da grade da emissora, entre segunda e sexta-feira, das 5h30min às 7h. Profissional versátil, dono de uma espontaneidade ímpar e detentor do dom da comunicação, o jornalista tinha uma audiência cativa. Os amigos e colegas se solidarizam com a família neste momento de profunda dor”.
Na Record RS, Voltaire Porto comandou o Cidade Alerta RS desde a estreia da versão local, em de 2016. Antes, ele atuou como repórter e apresentador local do ‘Balanço Geral RS’ e dos demais programas da emissora.
No twitter, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, publicou: “Meu profundo pesar pelo falecimento do jornalista Voltaire Porto, um amigo do peito de tantas jornadas. Tristeza imensa. Que a família encontre forças para superar esse momento de dor”. Na mesma rede, o deputado Federal Pompeo de Mattos lamentou a perda: “Acabo de receber a notícia do falecimento do apresentador e jornalista Voltaire Porto, profissional de excelência e uma grande pessoa. Uma noite realmente triste para o jornalismo gaúcho. Que Deus possa confortar família e amigos para superar esse momento de dor”.
O Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Idenir Cecchim, escreveu: “Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do jornalista e apresentador Voltaire Porto, ocorrida nesta terça-feira. Voltaire comandava o programa Bom Dia, na Rádio Guaíba. Grande perda para a comunicação gaúcha! Nossos sentimentos aos amigos, familiares e ouvintes!”.
O jornalista André Machado disse: “Tristeza no jornalismo gaúcho pela morte do colega e amigo Voltaire Porto. Que Deus acompanhe sua família, conforte seus filhos e o acolha nesta passagem. Descanse em paz, meu amigo”. Igor Natusch, também jornalista, escreveu: “Muito triste com a morte do Voltaire Porto. Não o via há tempos, mas ele sempre foi muito legal comigo. Mesmo quando eu estava no Sul21 e muitos colegas desconfiavam ou tratavam mal, ele era sempre um queridão. Cara jovem, com família, filhos… Que tragédia. Que esteja em paz.”
Leia também: Rodrigo Mussi lança podcast e irmão rebate: “Medo de eu aparecer”