A volta do R.R Soares ao horário nobre da Band derrubou o “Perrengue do Dia”. A audiência despencou com a chegada da igreja. O programa de humor teve seu tempo reduzido e, agora, tem a difícil missão de recuperar o público que o culto espanta da emissora. Entretanto, dificilmente o programa conseguirá cumprir seu objetivo.
A Band voltou a locar parte de seu horário nobre para R.R Soares diante das dificuldades financeiras e de um faturamento menor do que o previsto. Mas, se a igreja traz a solução para a entrada de caixa, gera um grande impacto na audiência.
Dados consolidados do Kantar Ibope obtidos pela Coluna do Vannucci junto a fontes do mercado apontam o estrago no “Perrengue do Dia”. Nesta segunda-feira (15/7), o programa marcou apenas 0,7 pontos, a metade do que registrou na segunda-feira passada (8/7). Logo depois, o Sessão Especial fechou com 0,9 de média. Na semana passada, o filme conquistou 1,4 de média.
O horário do R.R Soares registrou 0,8 pontos e, sem dúvida, derrubou tudo o que veio na sequência. A preocupação é com a noite de terça-feira, afinal tem MasterChef, o carro chefe das vendas da emissora. Mas, comenta-se nos bastidores, se ocorrer queda nos índices, o anunciante pode pedir descontos e rever investimentos.
Entretanto, o Melhor da Noite foi beneficiado com menos tempo no ar. Artisticamente, ganhou mais ritmo. E viu sua audiência aumentar em 1 ponto, na comparação com a última segunda-feira. No dia 8 de julho, o diário conquistou 1,5 pontos. Ontem, subiu para 2,5 pontos. Esse crescimento compensou na média/noite.
Conversas de bastidores
Nos bastidores do Morumbi, a volta do R.R Soares é encarada como algo necessário depois de prejuízos que a emissora teve nos últimos anos. Além disso, o Melhor da Noite tem vendas abaixo do esperado e, desde o início do ano com a chegada de Walter Zagari, não houve um crescimento significativo do comercial da Band.
Entretanto, quem está há muitos anos na emissora diz que o regresso da igreja diminuiu a preocupação de muitos funcionários com possíveis cortes. Além disso, muitos reconhecem que os responsáveis pela programação, artístico e produção ainda têm dificuldades em desenvolver algo realmente interessante para o grande público.
Não é de hoje que a Band dá sinais claros de que faltam profissionais em cargos chaves para que tudo aconteça, mesmo com menos recursos. Com uma programação baseada em jornalismo e esportes pelo menos até o final do Melhor da Noite, há pouca opção de comercialização. Além disso, a emissora perdeu força no horário nobre, que atualmente conta apenas com popularidade do MasterChef.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.