Com escassez de escritores profissionais na dramaturgia, a Record TV tomou uma decisão surpreendente. A próxima temporada da série Reis terá supervisão de texto de Marcelo Silva, o vice-presidente Artístico e de Programação na emissora. A vazou nas redes sociais através de prints de textos da produção, e foi confirmada junto a fontes do Portal Alta Definição.
Pela primeira vez na história da dramaturgia – desde que foi reativada em 2004 – um executivo responsável por comandar a Record TV vai acumular o papel de supervisor de texto de uma série. A decisão faz parte da estratégia de lançar Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo, como titular da produção. Desde 2016, a palestrante e apresentadora do The Love School, supervisiona os textos das novelas bíblicas. Pouco tempo depois, assumiu todo o setor.
Porém, depois de entrar em conflitos, já declarados publicamente, com autores renomados, como Vivian de Oliveira e Emílio Boechat, a diretora acabou ficando sem os profissionais, restando apenas Cristianne Fridman. A única autora não envolvida com a igreja, já escreveu duas novelas (Topíssima e Amor Sem Igual) sob total controle da filha do dono da Record TV.
Com o fim de Gênesis (2021), Cardoso transformou o projeto de duas novelas ‘Rei Davi’ e ‘Salomão’ em um formato de série, convocando escritoras da Igreja Universal para escrever ‘Reis’. Contudo, além de atrasos nas gravações, o folhetim derrubou a audiência do canal, chegando a registrar menos que a reprise de ‘A Bíblia’.
Um novo momento?
Agora, a quarta temporada de Reis terá o texto totalmente escrito por Cristiane Cardoso e a supervisão de Marcelo Silva. O vice-presidente da emissora também é bispo da Igreja Universal, e já foi responsável por contratar grandes nomes para emissora, como Fábio Porchat e Xuxa.
Mesmo diante da baixa audiência de Todas As Garotas em Mim, que vai anteceder a próxima fase da série Reis, parte da cúpula da Record acredita que agora, com essa dupla no controle, a produção vai se reerguer.