O Expedição Rio (TV Globo) deste sábado (10) leva o público a uma jornada entre o passado e o presente da televisão brasileira. No terceiro episódio da temporada especial pelos 60 anos da emissora, Alexandre Henderson e Daniella Dias percorrem regiões do Médio Paraíba, Zona Oeste e Zona Norte do Rio de Janeiro, desvendando os bastidores e cenários de novelas marcantes como “Escrava Isaura”, “Avenida Brasil” e “Cara & Coragem”.
Em Barra do Piraí, no distrito de Ipiabas, o programa visita uma fazenda histórica que serviu de locação para a novela Escrava Isaura (1976), símbolo da luta abolicionista. O ator e escritor Will Moret acompanha os apresentadores, destacando os locais onde foram gravadas cenas icônicas da trama que alcançou mais de 100 países. Em Volta Redonda, a equipe mostra uma tradicional fábrica de café com 80 anos de história, que mantém viva a cultura do chamado “ouro negro” no Vale do Café.
Na Zona Norte, o bairro de Madureira resgata memórias de Avenida Brasil (2012), com direito à participação de Cauã Reymond, que relembra o impacto emocional de interpretar Jorginho. O episódio também visita o clube de futebol real Divino Futebol Desastre, fundado por jovens da Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista.
Já na Zona Oeste, na Praia da Reserva e em Barra de Guaratiba, os apresentadores refazem cenas emblemáticas das novelas Avenida Brasil e Cara & Coragem (2022), encerrando o episódio com uma vista privilegiada e cheia de adrenalina.
O programa vai ao ar logo após a Edição Especial de História de Amor, para o estado do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.