A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (29), a alteração do nome do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, para Museu Jornalista Glória Maria. Assim sendo, trata-se de uma homenagem à jornalista que faleceu em fevereiro deste ano.
O projeto de lei busca reconhecer o trabalho inovador e pioneiro de Glória Maria no campo do jornalismo. A autoria é dos vereadores Rosa Fernandes (PSC), Luciano Medeiros (PSD) e Alexandre Beça (PSD).
A proposta destaca Glória Maria como uma desbravadora de notícias e culturas, cuja personalidade corajosa permeava tudo o que fazia. Além disso, destaca que sua marca na história da televisão era sua intimidade com as câmeras, trazendo o público para dentro de suas matérias.
“Os brasileiros viajaram por meio de suas histórias, conheceram o mundo por meio de suas reportagens e aplaudiram sua abordagem simples para fazer a diferença”, diz o texto do PL que busca nomear o Museu do Amanhã com o nome de Glória Maria.
O projeto passou por duas discussões e votações na Câmara e agora aguarda a sanção ou veto do prefeito, Eduardo Paes (PSD).
Glória Maria é uma lenda da televisão brasileira e faleceu em 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro, devido a complicações de um câncer.