Natural de Rio Branco, no Acre, Vanderson, de 35 anos, é biólogo e coordenador educacional indígena. Criado pela mãe e por três irmãs mais velhas, conta que não teve pai presente, mas que a mãe fez os dois papeis muito bem. Tem seis sobrinhos e atualmente mora com a mãe e uma das irmãs. “Acredito que, por ter sido criado só por mulheres, eu tenha uma visão mais aberta sobre muitos assuntos”, revela. Sociável, afirma que é popular em sua cidade. Toca ukulelê, faz crochê e gosta de tomar uma cerveja ou um café à beira do rio, depois de um dia de trabalho. Seu gosto musical é variado: vai de Chico Buarque a Motorhead.
Leia também: Conheça a pernambucana Tereza a 16ª partcipante do BBB 19.
Há 16 anos ele treina Aikidô, dá aulas e diz que é o único Sensei da arte marcial do Acre. Se considera muito sossegado e está sempre em busca de harmonização e equilíbrio. Defende suas ideias com afinco, diz que é impaciente, curioso, mas facilmente adaptável.
“Se não conseguir convencer a pessoa, pelo menos consigo fazer com que ela se cale. Tenho preguiça de gente sonsa, mas não sou treteiro. Também não gosto de leva e traz, mentiras ou de pessoas que forçam a barra para aparecer”, lista.
Vanderson conta ainda que não liga se implicam com ele, mas se vê isso acontecendo com outra pessoa, costuma abraçar o oprimido. “Não sou agressivo, sou fofinho”, brinca. Mas logo acrescenta: “Não gosto de picuinha, conversa mole, gente que vende uma história que não é. Olha, de verdade, eu não sou muito de ficar quietinho, não”. No BBB, pretende mostrar princípios de coletividade e harmonia. Sua maior motivação para participar do programa é a família.
O ‘BBB19’, que estreia no dia 15 de janeiro, tem direção-geral de Rodrigo Dourado e apresentação de Tiago Leifert. O programa vai ao ar de segunda a sábado logo após ‘O Sétimo Guardião’ e aos domingos, após o ‘Fantástico