O documentário ‘Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom’, uma produção do Globoplay dirigida por Sônia Bridi, foi agraciado com o Prêmio Gabo 2024 na categoria Imagem. Este prêmio, criado em homenagem ao escritor colombiano Gabriel García Márquez, é um dos mais prestigiosos do jornalismo latino-americano. Sônia Bridi esteve presente na cerimônia de premiação em Bogotá, Colômbia.
Sônia expressou sua alegria ao receber o prêmio em nome da equipe do Globoplay, ressaltando a importância de lembrar que os assassinos de Bruno e Dom ainda não foram julgados.
“Que os responsáveis por desmontar a Funai e os sistemas de proteção do Vale do Javari não foram levados à justiça. E que, ainda hoje, os crimes de pesca ilegal continuam acontecendo impunemente no Vale do Javari”, comemora Sônia.
O documentário se concentra no assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips em 2022, um evento que teve repercussão mundial. Além disso, o documentário revela o ciclo histórico de violência no Vale do Javari, uma região da Amazônia que abriga indígenas de sete etnias diferentes e a maior concentração de povos isolados do planeta.
‘Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom’ encontra-se disponível no Globoplay.