Lançado em agosto de 2018, o serviço de streaming do Grupo Record, ‘PlayPlus’, nasceu com uma proposta animadora e desafiadora, correr por outro caminhos onde já existem um congestionamento de GloboPlay, Netflix e Amazon Video. Seria então uma plataforma agregadora de conteúdo, não apenas da Record, mas de vários parceiros como Rádios, Podcasts, ESPN, Disney, Record News, PlayKids e até a Fox – mas essa parece não ter sido avisada antes e até hoje não deu as caras por lá.
Passado um ano, a plataforma é no mínimo frustrante. Em uma pesquisa rápida na internet, utilizando as redes sociais, constatei esse sentimento: “Vou cancelar minha assinatura”. compreensível para quem paga o plano mínimo de R$12,90 mensais e gostaria de curtir a programação da Record TV sem que a cada 10/15 minutos o vídeo desapareça, e fique somente o áudio. Ou como por exemplo, tentar ver a sua programação local e se deparar com uma página em branco. Imagine então assistir o 24 horas de A Fazenda, pelo Chromecast,, e se deparar com erros que tiram a paciência de qualquer um.
Cada erro citado nessa matéria, permanece no ar e mesmo com um serviço de atendimento excelente em sua agilidade de atendimento, até hoje nenhum problema foi solucionado. Fica o: “vamos enviar para a equipe técnica”, mas falta o: “seu problema foi resolvido”. E por favor, evitem a mensagem: “Você já limpou cache?” isso é revoltante.
Aqui estão algumas encontradas na versão Web, e nos Apps dos sistemas Android e IOS:
- Erro de transmissão (Dificilmente uma transmissão se sustenta com mais de 10/15 minutos. Dependendo do canal cai antes, mesmo com excelente conexão wi-fi);
- Páginas fantasmas (Páginas de programas locais como RJ no Ar, ou BA Record até existem, mas estão com logos antigos e zero programas na íntegra, tem alguns que nem os trechos possuem);
- Falta de programação (A Record News parece mesmo não ser uma emissora do grupo, até a grade de programação não existe no APP)
- Atualização de conteúdo (Não é todos, mas alguns programas há uma lentidão tão profunda na publicação que o usuário é levado a desistir de rever, como por exemplo a novela Topíssima, as vezes só é possível acompanhar no dia seguinte);
- Erro de Chromecast (Se é que ele existe mesmo – os assinantes que utilizam IOS não o conhecem, já quem é usuário do Android precisa fazer uma oração/reza forte, para não cair a conexão);
- Canais fantasmas (Assim como a página de programas locais, tem canais que “estão no PlayPlus, mas não estão” , o player da rádio 98 FM no Android é um verdadeiro mistério, se você tentar assistir ele sempre volta para a página da programação).
Como um bom apreciador de tecnologia, novas telas e agregadores de conteúdos torço para que a plataforma não continue caminhando para o pior, e resolva seus problemas antes até de promoverem novidades (mesmo precisando), porque é lamentável que o PlayPlus não consiga se manter como opção aos gigantes de streaming. Lá existem produtos admiráveis e de boa qualidade, como os originais “Elas estão Só Começando, Geração Xuxa e Deu Rec”.
E só uma pergunta: Está chegando mais uma ‘A Fazenda’, sem que o serviço esteja presenta nas principais Smarts TVs e com todas essas falhas, como é que fica os assinantes?
A seguir os problemas relatos por assinantes, via Twitter:
Quando estou assistindo com o Chomecast a tela trava e volta pro início do capítulo caso se eu estiver assistindo uma novela. Esse problema nunca tive quando era o R7 play no YouTube. @SigaPlayPlus
— Ismael Moraes (@ismaelmoraesne1) 9 de setembro de 2019
Atualização: Em respostas as denúncias feitas aqui, o PlayPlus afirmou está realizando a migração de seu fornecedor técnico e lamentou quaisquer contratempos enfrentados por seus consumidores, confira a nota na íntegra aqui.