A jornalista Eliane Nóbrega foi demitida da TV Guararapes, afiliada da Record TV em Pernambuco. A profissional foi retirada da TV Tribuna, afiliada da Band em Recife, onde apresentava o telejornal ‘Bora Pernambuco’, com a promessa de se tornar diretora e apresentadora eventual do ‘Jornal Guararapes‘. No entanto, a jornalista nega que foi contratada para tais funções. (Veja a abaixo)
Fontes do Portal Alta Definição confirmaram que a apresentadora chegou para trabalhar normalmente na segunda-feira (22), quando foi chamada pela chefia e informada que seria seu último dia de trabalho. Assim como Eliane foi surpreendida com a decisão da casa, o produtor e editor de texto Wilson Neto também foi chamado às pressas para assumir a direção do telejornal. Quem o promoveu foi a gerente de jornalismo, Roberta Aureliano, nome que ficou conhecido após os escândalos de assédio moral dentro da emissora cair na imprensa.
Roberta foi acusada por profissionais de “humilhar, constranger e inferiorizar contratados do canal”. A TV Guararapes foi condenada pela Justiça do Trabalho, mas as vítimas foram demitidas. Entre elas, a apresentadora Isly Viana e até o repórter Everson Teixeira, uma das testemunhas do caso.
Embora a gerente de jornalismo continue no cargo e tenha esse histórico em sua gestão, a demissão de Eliane Nóbrega não teria relação com o caso de assédio moral, mas uma reestruturação no jornalístico. De acordo com as mesmas fontes, em alguns momentos estariam acontecendo divergências de ideias na condução do Jornal Guararapes.
Essa é a segunda passagem de Eliane Nóbrega pela TV Guararapes. Com mais de 18 anos de carreira, a jornalista começou sua trajetória na TV Clube Paraíba, depois estreou como repórter da TV Clube PE , antigo nome da TV Guararapes. Em seguida, assumiu a apresentação dos telejornais ‘Direto da Redação’ e até o ‘Jornal da Clube’, atual ‘Jornal Guararapes’. Em 2017, após reformulação na grade local, Eliane perdeu espaço na emissora e foi contratada pela TV Tribuna assumindo o principal telejornal da afiliada da Band onde ficou até fevereiro de 2022.
Polêmico aniversário da TV Guararapes
No último dia 15/08, a TV Guararapes completou 22 anos e 10 de afiliação à Record TV. Para isso, a emissora do Sistema Opinião de Comunicação promoveu uma grande festa com o tema ‘(Re)conecta Guararapes’, realizado no Cais do Sertão, Recife Antigo (PE). O evento contou com autoridades locais, políticos, empresários e até representantes da Record TV, como o apresentador Eduardo Ribeiro, do Domingo Espetacular.
Contudo, com exceção dos apresentadores e alguns poucos repórteres e diretores, ninguém mais foi chamado. Há relatos de funcionários que descobriram o evento no dia que aconteceu, através das redes sociais. Nos bastidores, o clima é de insatisfação e falta de respeito com os profissionais que colocam a emissora em pé diariamente.
Mesmo com qualidade de imagem inferior as concorrentes, ainda em SD, a TV Guararapes divide a vice-liderança na audiência com a TV Jornal/SBT, e muitas vezes chega a incomodar a TV Globo.
Infelizmente, o canal não responde contatos do Portal Alta Definição para se posicionar. O espaço continua aberto.
O outro lado
Na tarde desta quarta-feira (24), a jornalista Eliane Nóbrega respondeu em uma publicação do Portal Alta Definição, negando que foi contratada com a promessa de se tornar apresentadora eventual do Jornal Guararapes. Ela enfatiza que seu cargo era “Editora de texto, apenas”.
Vale lembrar que, em fevereiro de 2022, a jornalista afirmou que estava voltando para dirigir o novo Jornal Guararapes.