Os bastidores da novela Renascer na TV Globo andam agitados, afinal muitos capítulos acabaram reeditados para dar ritmo à trama. A ordem é acelerar e incrementar a história para evitar a famosa barriga. Sondagens da emissora junto ao público constataram que a percepção de quem está em casa é de que a história principal parou. Isso preocupa os executivos, apesar da liderança com muita folga em relação às demais emissoras da TV aberta.
Bruno Luperi fez poucas alterações nos originais de Benedito Ruy Barbosa. Lá em 1993, o telespectador gostava de novelas mais contemplativas, como Pantanal e a própria Renascer. Mas, nos dias atuais, com tanta referência das redes sociais e séries do streaming, as pessoas – naturalmente – querem mais ritmo, viradas, surpresas e altos e baixos. Além disso, a exibição original também teve críticas sobre a barriga que aconteceu.
Fontes da Coluna do Vannucci nos Estúdios Globo afirmam que a equipe de Renascer lidam muito bem com essa pressão, principalmente porque há uma boa frente de trabalho. A direção da novela conseguiu abrir uma margem interessante entre produção, gravação, edição e finalização. Esse controle do processo traz a tranquilidade para que todos os ajustes aconteçam sem que gerem estresse e aumentem a pressão na equipe.
Números estáveis e pouca repercussão
Renascer não tem uma situação que gere um sinal de alerta, mas também não tem picos que possam virar notícia e ganhar repercussão nas redes sociais. Em São Paulo, na última quinta-feira (9/5), por exemplo, a novela escrita por Bruno Luperi marcou 27 pontos de média, o equivalente a 44% de share. Nesta faixa, o streaming ficou com 12,4 pontos, Record garantiu 5 pontos, canais pagos 4,8 e o SBT atingiu 3,4 de média. Logo depois, aparecem Band com 1,5 pontos e RedeTV 0,8 de média na audiência da TV.
Diante desses números, a fonte nos Estúdios Globo questiona: é um fracasso? Olhando somente pelos números a resposta é simples: claro que não; muito pelo contrário. Mas, falta cair na boca do povo, dar a sensação de que não se pode perder nem um capítulo e criar torcida por personagens.
Nos bastidores da TV Globo muitos acreditam que haverá um envolvimento maior do telespectador com mais espaço para a história familiar de Buba e seu romance com José Augusto. Além disso, José Inocêncio terá mais atitude para o bem e para o mal, diminuindo a sensação no público de que o coronel de Renascer é passivo, sem força e que não move a história.
Quem assistiu aos capítulos reeditados garante que o público sentirá rapidamente toda essa mudança na estrutra da novela.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.