Na edição do Jornal Nacional desta sexta-feira (21), a TV Globo cometeu um erro ao exibir imagens de Maria Lúcia, irmã de Pelé, como se fossem de Dona Celeste Arantes, mãe do ídolo do futebol brasileiro, que faleceu aos 101 anos. A confusão gerou críticas e, neste sábado (22), durante o Jornal Hoje, a emissora pediu desculpas pelo equívoco.
No entanto, diante da repercussão negativa persistente, o JN voltou a abordar o tema e fez uma nova retratação, desta vez mostrando imagens corretas de Dona Celeste ao lado de seu filho, Pelé.
“Agora é preciso fazer uma correção. Ontem, ao noticiar a morte de Dona Celeste Arantes, mãe do Pelé, nós mostramos imagens da irmã do Pelé, Maria Lúcia. A dona Celeste, mãe do Rei do Futebol, morreu ontem aos 101 anos e aparece nessas fotos publicadas pela fundação Pelé. A gente pede desculpas“, declarou Helter Duarte, apresentador do JN, durante a retratação.
Durante a edição do Jornal Hoje deste sábado, a jornalista Camila Bomfim também endereçou o erro cometido pela edição anterior do JN, garantindo que as fotos exibidas eram de Maria Lúcia, filha de Dona Celeste e irmã de Pelé. A correção foi feita com a exibição das imagens corretas da matriarca ao lado de seu filho, buscando corrigir o equívoco inicial.