A TV Globo conseguiu derrubar a liminar de Jairinho e vai exibir o Linha Direta sobre o Caso Henry Borel na noite desta quinta-feira (18). A decisão favorável à emissora foi oficializada por Gilmar Mendes, ministro do Superior Tribunal Federal, na noite dessa quarta-feira (17). A informação foi antecipada pela coluna de Patrícia Kogut (O Globo).
Como argumento na decisão, Gilmar Mendes diz que a medida da defesa de Jairinho teve “o claro propósito de censurar a exibição da matéria jornalística de evidente interesse público”.
O juiz do STF também comentou a decisão da juíza Elizabeth Machado Louro, do Tribunal de Justiça do Rio, que havia sido favorável a Jairinho.
A eminente magistrada extrapola os limites de suas funções judicantes para se arvorar à condição de fiscal da qualidade da produção jornalística de emissoras de televisão.
afirmou Gilmar Mendes
O Caso
Em 2021, o pequeno Henry Borel, de apenas 4 anos, morreu no apartamento em que vivia com sua mãe, Monique Medeiros, e o padrasto, Dr. Jairinho, um médico e ex-vereador conhecido no município do Rio de Janeiro.
O laudo do IML (Instituto Médico Legal) revelou indícios de trauma, incluindo hemorragia interna e ferimentos no fígado, sugerindo agressão, para a morte do garoto.
Monique e Jairinho são suspeitos pelo crime e serão levados à júri popular, sem data ainda marcada.