O alto comando da TV Globo acompanha muito de perto o desempenho das atuais novelas para tentar identificar seu melhor caminho para a dramaturgia. A ideia é evitar uma crise no gênero, uma vez que nem todos os horários estão com números satisfatórios, principalmente São Paulo, mercado publicitário mais atuante. Nesta avaliação também estão as reprises no Edição Especial e no Vale a Pena Ver de Novo.
Elas por Elas é um exemplo que sempre aparece nas discussões dos profissionais ligados à programação da TV Globo. A trama não emplacou em São Paulo e em algumas cidades, mas vai bem no Rio de Janeiro e no Globoplay. Foi uma tentativa da Globo em apostar num texto inspirado num clássico e numa produção mais compacta, realizada prioritariamente em estúdio, sem locações. Isso deixa o orçamento mais leve e aumenta as possibilidades de lucro.
Mas é fato que Elas por Elas não funcionou como o esperado. E o sinal mais claro disso foi a aposta nos mesmos autores de Mar do Sertão para uma história com os mesmos elementos que funcionaram recentemente. Ou seja, melhor não arriscar. As sondagens e os estudos apontam que o telespectador é muito mais tradicional do que se imagina.
Não há uma crise, mas uma nova realidade
Fontes da Coluna do Vannucci garantem que os profissionais ligados à programação descartam uma crise nas novelas da Globo, mas enxergam uma nova realidade na televisão brasileira. Dramaturgia já não é a única garantia de audiência, principalmente no período da tarde e início da noite.
Na última terça-feira (12/3), por exemplo, Elas por Elas marcou 17,8 pontos de média. Em seu horário, Record e Band exibiam, respectivamente, Cidade Alerta e Brasil Urgente. Os dois telejornais somaram 12,1 pontos. O SBT com novelas estava na casa dos 5,2 pontos. E se entrar na soma com as outras concorrentes da TV Globo, o resultado será 17,3 pontos. É essa a pressão da atual realidade da televisão brasileira. Até o início da noite, os telejornais populares ao vivo puxam audiência.
Por isso, muitas conversas e análises acontecem na TV Globo. Será que está na hora de diminuir a quantidade de novelas no ar? Será que é o momento de apostar num programa ao vivo à tarde? As respostas ainda não surgiram, mas o fato é que o Sessão da Tarde perde público e o Vale a Pena Ver de Novo já não performa bem com novelas exibidas às 21h. Paraíso Tropical é o melhor exemplo.
Por isso, Alma Gêmea foi escalada para mais uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo. Uma novela original das 18h pode reverter essa situação e reconquistar o telespectador do horário.
O desafio das novelas das 19h
O alto comando da TV Globo olha atentamente para as sinopses que são apresentadas para a faixa das 19h, marcada pelas comédias. Mas, esse elemento não foi o mais valorizado pelos telespectadores. Fuzuê fez ajustes no decorrer de sua exibição e Família é Tudo ainda divide opiniões.
As novelas são o desafio da TV Globo neste momento, mas continuam como o principal produto da emissora e permanecem entre as cinco maiores audiências da rede.
O que será o futuro? O resultado de Alma Gêmea dirá se o alto comando da Globo acertou o caminho.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.