A morte da atriz Claudia Maria Patitucci Jimenez, ou somente Claudia Jimenez, fez com que a TV Globo alterasse a sua programação para este domingo (21). Além da ampla cobertura sobre o velório e homenagens de fãs e amigos, a emissora separou um horário na grade para reexibir um dos episódios do humorístico Sai de Baixo, que marcou a carreira da atriz.
Assim, ao invés de exibir o Vai Que Cola, a TV Globo transmitirá para todo o Brasil um episódio especial do Sai de Baixo, a partir das 23h25. No Sitcom, Claudia interpretou a divertida empregada doméstica Edileuza.
No entanto, a carreira da atriz não se limitou apenas a esta personagem. Carioca, a atriz, humorista, dubladora e roteirista, nasceu em 18 de novembro de 1958 e iniciou a sua trajetória na TV Globo em 1979, quando fez uma participação na série ‘Malu Mulher’.
Em 1981, fez sua segunda participação, agora em uma novela, ‘Jogo da Vida’, e, no mesmo ano, integrou o elenco do ‘Viva o Gordo’. Foram cerca de 10 novelas, dentre elas: ‘Torre de Babel’ (1998), ‘América’ (2005), Negócio da China (2008), ‘Aquele Beijo (2011), e ‘Haja Coração’ (2016). No cinema, o primeiro filme foi ‘Gabriela’ (1983), e Claudia atuou ou participou de diversos títulos até 2006, quando fez a voz de Ellie, no filme ‘A Era do Gelo 2’. ‘A Ópera do Malandro’ (1986) e ‘Os Trapalhões no Auto da Compadecida’ (1987) marcaram a vida das crianças e adolescentes da década de 1980.
Leia também: No É de Casa, Tony Ramos fala sobre Claudia Jimenez: “Foi descansar”
Os maiores destaques da carreira da atriz foram seus personagens cômicos. Nos seriados ‘Armação Ilimitada: Jambo para Matar’ (1985), ‘Os Normais: Especialmente Normal’ (2002), ‘A Vida Alheia’ (2010),dentre outros, a artista sempre deixou sua marca.
Um capítulo à parte da vida de Claudia Jimenez foi sua trajetória ao lado de Chico Anysio, que teve início em 1982, no ‘Chico Anysio Show’, e se estendeu por mais de 10 anos. O personagem de maior destaque foi Dona Cacilda, da ‘Escolinha do Professor Raimundo’. Seu último trabalho na TV Globo foi em 2018, quando protagonizou a minissérie ‘Infratores’, no ‘Fantástico’ como a professora de autoescola Bibi.