A TV Cultura transmite, no sábado (25), o Desfile das Campeãs do Carnaval de São Paulo 2023. O evento será ao vivo, a partir das 23h. Ao longo da atração, desfilam Mocidade Alegre, Mancha Verde, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Dragões da Real. Além delas, também cruzam o sambódromo do Anhembi a campeã e a vice-campeã do Grupo de Acesso 1, Vai-Vai e Camisa Verde e Branco, e a vencedora do Grupo de Acesso 2, Torcida Jovem.
A apresentação do evento na TV Cultura será feita por Adriana Couto, Cunha Jr., Cris Guterres e Roberta Martinelli. As reportagens ficarão por conta de Laíze Câmara, Renata Simões, Rodrigo Leitão e Sérgio Colacino. Nesse sentido, eles devem mostrar toda a emoção dos desfiles na avenida, na concentração e dispersão das escolas.
Aliás, no estúdio, ao longo da transmissão, Didi, Cunha, Cris e Roberta receberão convidados e integrantes das escolas de samba para comentar os desfiles. Entre eles, estão Claudia Alexandre, especialista em samba e escolas de samba, e Dani Renzo, arte-educadora e preparadora de casais Mestre Sala e Porta Bandeira em 16 escolas.
Em síntese, Maíra da Rosa, arte-educadora, vocalista do grupo Samba de Dandara e mestranda em educação pela PUC-SP, e Moises da Rocha, radialista dedicado ao samba que está à frente do programa “O samba pede passagem”, da Rádio USP, também estarão por lá. Por fim, Thobias da Vai-Vai, cantor, ator, radialista e ex-dirigente da Vai-Vai, marca presença na transmissão.
Mocidade Alegre venceu carnaval paulistano
A Mocidade Alegre foi a grande campeã do Carnaval paulistano de 2023. Em uma disputa acirrada, o resultado só foi confirmado na leitura da quarta nota, no quesito Fantasia, o último da apuração. A escola alcançou um total de 270 pontos, a pontuação máxima.
O enredo da Mocidade Alegre uniu Brasil, Japão e Moçambique. A agremiação foi a quinta a se apresentar na noite de sábado (18), no Sambódromo do Anhembi. A história de Yasuke, considerado o primeiro samurai negro do mundo, foi o tema do desfile. Ele chegou em 1579 ao Japão, escravizado pelos jesuítas portugueses no Oriente, e virou um herói cultuado até hoje pela cultura japonesa.