No 7 de setembro de 2022 o Brasil comemora dois séculos de sua Independência. A data histórica é base de criação exclusiva para a TV Cultura, que lança a minissérie intitulada Independências. O projeto, que conta com Antônio Fagundes e grande elenco, estreia no dia 07 de setembro (Dia da Independência) e será exibido semanalmente até o final do ano.
Sempre acreditei na função das TVs abertas, especialmente a Tv Cultura, que são concessões públicas, veículos fundamentais e de imensa responsabilidade, capazes de abraçar uma missão maior, que é a de não se restringirem simplesmente a seduzir telespectadores, mas, sim, caminhando de mãos dadas com educação, contribuírem na formação dos cidadãos.
Luiz Fernando, produtor da minissérie
José Roberto Maluf, Presidente da Fundação Padre Anchieta, fala sobre a produção e enaltece o trabalho da emissora: “Identificamos inúmeros pontos de convergência entre o olhar de Luiz Fernando Carvalho para o audiovisual brasileiro e a nossa concepção e crença de TV Pública. Nestes dois anos de gestão, notamos o crescimento de audiência da TV Cultura, o que comprova que é possível fazer televisão aberta com bom conteúdo e comprometida com as premissas de nosso estatuto que são a educação, a informação, cultura e entretenimento com qualidade”, diz.
Independências foi escrita por Luis Alberto, com roteiro de Paulo Garfunkel, Alex Moletta e Melina Dalboni, onde a equipe de colaboradores é composta por Kaká Werá Djecupé, Ynaê Lopes dos Santos, Cidinha da Silva e Tiganá Santana. A tradução para o Kimbundu ficou a cargo do Professor Niyi Monanzambi (UFBA).
Leia também: Saiba o que Ciro Gomes falou sobre Bolsonaro em entrevista para a TV Cultura