As discussões sobre desmatamento e preservação da floresta amazônica ganham mais um reforço na TV. O documentário inédito Mulheres da Floresta, é uma produção da TV Cultura e acompanha a rotina de mulheres de todos os estados da Amazônia e suas jornadas em prol da biodiversidade.
O filme é lançado em parceria entre Pulitzer Center e o Amazon Rainforest Journalismo Fund, duas instituições que tem como objetivo apoiar projetos de reportagens sobre as florestas do mundo, afim de melhorar o nível dessas coberturas investigativas e informativas, como mudança climática e preservação do meio ambiente.
Para construção do documentário foram entrevistadas e acompanhadas indígenas e indigenistas, ribeirinhas e agricultoras, professoras, pescadoras, estudantes, lideranças, ambientalistas formadas pela natureza. Entre as histórias contadas está a de Táxi Suruí, uma estudante que chamou a atenção do mundo em 2021 ao discursar na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26).
Uma outra entrevistada é Daniela Silva, a voz das mulheres do Xingu na luta contra o “ecocídio” (crime ambiental) promovido pela instalação da Usina de Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará. Outros grandes nomes da pauta ambiental serão acompanhados, como Mayalu Txucarramãe, a neta do cacique Raoni Metuktire, um dos mais importantes líderes indígenas do mundo, e Sônia Guajajara, considerada em 2022 uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista americana “Time”.
O roteiro e edição do documentário são de Laize Câmara, que já trabalhou em grandes produções cinematográficas brasileiras como “A Batalha de Shangri-lá”, de 2019, e “O Anel e Eva”, de 2021, onde ambos falam sobre questões ambientais.
O documentário vai ao ar neste domingo (26), na TV Cultura, às 16h.