Em comemoração às quatro décadas do personagem Menino Maluquinho e aos 25 anos do seu primeiro longa-metragem para as telonas, a TV Brasil apresenta a produção infantil de comédia “Menino Maluquinho – O Filme” (1995) nesta quarta-feira, 03 de junho, às 22h30, na sessão Festival de Cinema.
Maluquinho (Samuel Costa) é uma criança travessa de classe média como qualquer outra de sua idade. Brincalhão, esperto e levado, ele teve a sorte de nascer em uma família que lhe dá carinho e permite realizar todas as suas fantasias e diversões da infância. Isso não impede que o menino também passe por alguns sustos… Algumas situações tiram os pais do sério e, às vezes, fazem como que eles saiam correndo do trabalho para acudir o garoto que aprontou alguma confusão. O jovem adora brincar e pregar peças nos amigos. Apesar de sua energia e bom humor, ele sofre quando seus pais se separam. Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin) decide o levar durante as férias para se divertir no interior de Minas Gerais. Lá o menino vive aventuras incríveis com seus amigos e seu primo da roça, Tonico.
Leia também: Cine Record Especial exibe ‘Escorpião Rei 4’ nesta terça (02)
Fenômeno da obra do cartunista Ziraldo, o astro-mirim foi publicado pela primeira vez em livro no início dos anos 1980. O garoto com a panela na cabeça inspirou peças teatrais, revistas em quadrinhos e séries de televisão. As histórias destacam as invenções de uma criança alegre e sapeca que apronta peripécias na infância.
Reconhecido pelos cinéfilos e pela crítica, o filme em cartaz na telinha da emissora pública é considerado um clássico do cinema infantojuvenil brasileiro. Entre os prêmios, a trama recebeu a Margarida de Prata, concedida pela (CNBB) e diversos outros títulos em festivais no país e no exterior. O filme teve continuação com “Menino Maluquinho 2 – A Aventura” (1998).
Com direção do cineasta Helvécio Ratton, a produção de 1995 tem no elenco artistas como Patrícia Pillar e Roberto Bomtempo que interpretam a mãe e o pai do Menino Maluquinho. As aventuras do longa ainda conta com os atores Luiz Carlos Arutin (Vô Passarinho) e Hilda Rebello (avó), Vera Holtz (professora), Othon Bastos (padre) e Tonico Pereira (Seu Domingos).