O Arquivo A desta quinta-feira (26), às 21h, apresenta uma retrospectiva dos principais acontecimentos de 2024. Os jornalistas Eduardo Miranda e Letícia Hamacher conduzem o programa da TV Aparecida.
O primeiro bloco da reportagem será focado na política no Brasil. O ano foi marcado pelas eleições municipais, pelos fatos marcantes no Congresso e também pelas investigações da Polícia Federal de um plano para a tomada do poder do país. O convidado para falar sobre esse tópico é Fábio Andrade, cientista político e professor do curso de Relações Internacionais da ESPM.
Na sequência, o programa discorre sobre as consequências do aquecimento global no Brasil. Afinal, esse ano tivemos a tragédia no Rio Grande do Sul, onde 182 pessoas morreram devido às enchentes entre o final de abril e início de maio. No Norte do país, o problema foi a seca, que secou rios e ajudou na propagação de incêndios recordes. E quem vai relembrar os fatos que envolvem essa urgência climática é Claudio Ângelo, coordenador de política internacional do Observatório do Clima.
Em outro ponto, o “Arquivo A” relembra os principais fatos que marcaram o ano na Igreja. Para isso, receberá nos estúdios o Irmão Alan Patrick Zuccherato, diretor de Arte e Pastoral da TV Aparecida. Destaque para pontificado de Papa Francisco, que aos 87 anos realizou a viagem mais longa de seu pontificado e o Sínodo da Sinodalidade, que teve em outubro deste ano a segunda sessão.
O diretor de Arte e Pastoral ainda relembrou a Novena da Padroeira 2024, que teve como tema: “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, quando os sinais do Jubileu 2025 foram abordados. Para finalizar, falou sobre o Ano Jubilar e o que esperar de 2025.
O Arquivo A vai ao ar nas quintas-feiras, às 21h.