O jornalismo da TV Aparecida se destacou entre os finalistas da 55ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A entidade divulgou a lista no último sábado (30), contando com duas reportagens produzidas pela emissora de Nossa Senhora concorrendo na categoria Clara de Assis – Documentário.
A primeira é a edição Desafios da Igreja – Infância Roubada. O documentário, que foi ao ar em abril de 2024, é uma reportagem de Camila Morais, produzida no Amazonas, abordando o enfrentamento da Igreja no abuso e exploração sexual de crianças e tráfico de pessoas. A jornalista também entrevistou representantes de órgãos públicos, que trabalham em busca de conscientização e denúncias. A equipe viajou para as cidades de Manaus, Manacapuru e Presidente Figueiredo, todas no Amazonas, que está no topo da lista de Estados com mais casos de abuso infantil.
A outra indicação da emissora foi para a edição do “Arquivo A” sobre Dom Helder Câmara, exibida em agosto de 2023. Com reportagem de Eduardo Gois, o documentário apresentou lugares, pessoas e memórias desse grande cidadão e religioso da Igreja Católica. A produção visitou o lugar de nascimento do Bispo, trouxe entrevistas com pessoas que estão empenhadas em manter viva sua memória. Além também de evidenciar as realizações de Dom Helder, como a fundação da CNBB, a Cáritas Brasileira, a Operação Esperança no Rio e em Recife, entre outros feitos.
Os Prêmios de Comunicação acontecem anualmente, visando reconhecer e valorizar o trabalho de profissionais da comunicação em diversos meios, com produções que se distinguem pela promoção dos valores do Evangelho e da dignidade humana. Segundo divulgado pela CNBB, esse ano foram 478 trabalhos inscritos em várias categorias, como rádio, televisão e digital, especialmente nos veículos católicos do país. Os três finalistas de cada categoria foram selecionados por um júri técnico, composto por profissionais da Pontifícias Universidades Católicas do Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Universidade Católica de Brasília e Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.
Os trabalhos agora passam por análise de um Júri-Pastoral, composto por bispos indicados pela Comissão de Comunicação da CNBB e referendados pela Coordenação dos Prêmios e pela Presidência da Conferência. Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia 23 de novembro.