O Aparecida Debate desta terça-feira (2), às 22h15, abre espaço para um tema bastante necessário para a população: a saúde pública com o SUS (Sistema Único de Saúde) e também a rede privada de atendimentos no país. Eduardo Miranda e Rafaela Lourenço serão responsáveis por comandar a atração no estúdio da TV Aparecida.
A produção vai mostrar que o SUS é um dos sistemas de saúde pública mais complexos do mundo e também de referência. E que o sistema, que é garantido pela Constituição Federal, de forma gratuita e universal a todos, completará 34 anos de existência em outubro. Mas a principal questão sobre a pauta é: como está a abrangência, qualidade e agilidade dos serviços do SUS?
Apesar de ser referência, de estar presente em todos os municípios do país, em diferentes cenários buscando a descentralização dos atendimentos, os desafios da saúde no Brasil ainda seguem complexos. E prioritariamente com a necessidade constante de investimentos.
E para entender melhor esse universo da saúde pública do país e a importância de termos um sistema como este, os mediadores do “Aparecida Debate” conversarão com o médico sanitarista Gonzalo Vecina, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gonzalo é um dos idealizadores do SUS e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Sobre a rede de saúde privada, que também faz parte desse conglomerado de atendimentos e prestação de serviços, o programa vai conversar com Antônio Britto, diretor executivo da Associação Nacional de Hospitais Privados. Ele vai explicar como funcionam serviços, parcerias e orientações aos usuários/pacientes dentro do setor de planos de saúde privados.
E no último bloco, o programa abordará um importante braço que auxilia os serviços de saúde em todos os cantos do país, que é a Igreja católica atuando em muitos projetos, campanhas e missões. Entre as ações evangelizadoras está a Pastoral da Saúde, que segue com a missão de ser Jesus para os doentes levando a eucaristia aos que estão enfermos em suas casas ou hospitais. O convidado para esse assunto será Alex Gomes Mota, coordenador e representante do Conselho Nacional de Saúde da Pastoral da Saúde da CNBB.
O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 22h15.