O Aparecida Debate desta terça-feira (4), às 22h, vai falar sobre o agro, uma das principais atividades da economia brasileira. O jornalista Eduardo Miranda entrevistará especialistas para discutir sobre as dificuldades e a importância desse setor, além dos impactos ambientais causados pela agropecuária.
A produção da TV Aparecida mostrará que o Brasil carrega o apelido de “celeiro do mundo” e, de acordo com um levantamento recente do Banco BTG Pactual, o país se tornou o maior exportador mundial de soja, milho, café, açúcar, suco de laranja, carne bovina e carne de frango.
Mas, o programa vai alertar que nem tudo nessa conta é lucro. Em boa parte dos casos, o preço que se paga pelo avanço das monoculturas e das áreas de pastagem é a devastação do meio ambiente, com a poluição do solo, da água e os impactos no clima. A ação humana, nesse caso, provoca danos ambientais profundos, ameaçando, além do solo, do ar e da água, a flora e a fauna.
E para explicar importantes pontos sobre o assunto, o programa terá dois convidados. Um deles é Glauco Eduardo Cortez, diretor-adjunto de valorização profissional da Associação de Engenheiro Agrônomos do Estado de São Paulo. E também Walkymário Lemos, chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
O Aparecida Debate ainda traz uma reportagem falando sobre a tradição do trabalho no agro, passada de geração em geração, apresentando um produtor que ainda resiste na cultura do arroz, transmitida pelo pai.
Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 22h.