O Aparecida Debate desta terça-feira (16), às 21h30, aborda uma problemática crescente e preocupante no país: os crimes de ódio e a intolerância. O programa da TV Aparecida mostrará que a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura a igualdade entre todos os indivíduos, mas que na prática, as discriminações continuam ocorrendo. Eduardo Miranda e Rafaela Lourenço serão os responsáveis por conduzir o programa entrevistando especialistas.
Na pauta, a produção vai abordar os diversos crimes englobados pela Lei 7.716, as motivações e como podem afetar a vida das vítimas. E para falar sobre o assunto, os apresentadores recebem no estúdio da TV Aparecida a Dra. Carolina Lopes, advogada civil e criminalista.
Depois, o Aparecida Debate vai tentar entender as mudanças na história da humanidade e o que pode influenciar as pessoas a cometerem esses crimes. E falar desse tópico, os apresentadores conversam com o filósofo e professor José Marcos Miné, que atua principalmente em temas como a democracia, direitos fundamentais, cooperação social, ecologia e ética.
No último bloco, o tema abordado será a influência da internet na disseminação dos crimes de ódio. De acordo com os registros da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, da Organização Safernet, em 2022, foram mais de 74 mil casos de crimes de ódio na internet, o maior número desde 2017. E sobre esse meio de atuação dos criminosos, o programa conversa com o Carlos Afonso, representante da Associação Brasileira de Internet.
O Aparecida Debate vai ao ar as terças-feiras, às 21h30.