A TV aberta fechou o ano passado 7% menor na Grande São Paulo. Essa queda explicada por dois fatores: em 2023, o Total de Aparelhos Ligados nessa região metropolitana caiu 4% entre 07h e 00h. Ao mesmo tempo, o CSR, que inclui o Youtube e as plataformas digitais, cresceu 11% em share, atingindo 21,1% do público. Na média/dia marcou 8,9 pontos.
O crescimento da participação das plataformas digitais aliado a menos telespectadores na TV aberta fez de 2023 um ano difícil em muitas emissoras. Além disso, as verbas publicitárias ficaram menores e mais pulverizadas, uma vez que perfis nas redes sociais são muito utilizados nas campanhas de diversas empresas.
Ano muito difícil
Na TV aberta, 2023 foi um ano complicado para o SBT na Grande São Paulo, uma vez que viu seus índices caírem e a Band encostar, principalmente, no período da tarde. Segundo levantamento obtido pela Coluna do Vannucci, o SBT perdeu 12% em sua média/dia. Ano passado fechou com 3,7 pontos, contra 4,2 pontos em 2022. O estudo ainda aponta que no período da noite a queda foi maior: 17%. Em 2023, das 18h às 24h, a emissora marcou 4,7 de média. Um ano antes, atingiu 5,7 pontos.
Também na Grande São Paulo, a Globo registrou uma queda de 5% ao fechar o ano com 13,4 pontos entre 07h e 00h. Em 2022, garantiu 14,1 pontos no principal mercado publicitário do país. Mesmo assim, a Globo continua na liderança com 31,7% do público.
Já a Record, conseguiu manter a média estável em 5,1 pontos. Esse resultado foi garantido porque a emissora retomou a vice-liderança na faixa da manhã. Em 2022, entre 06h e 12h, Record e SBT terminaram empatados. Mas, depois de ajustes, principalmente no início da manhã, a Record conseguiu desgrudar no placar, mesmo que ainda apertado. A faixa da tarde faz a grade diferença porque é quando abre a maior vantagem em relação ao SBT.
Maior golpe
A grande preocupação mesmo surge entre os diretores dos canais por assinatura. 2023 foi cruel com a PayTV. Os canais fechados perderam 17% em audiência. Fecharam o ano passado com 3,4 pontos, contra 4,1 pontos do ano anterior. E um detalhe: a PayTv perdeu público ao longo de todo o dia. Esses dados deixam bem claro que, antes da TV aberta, o streaming acabará com a TV por assinatura.