Para promover a volta de Sikêra Jr ao Alerta Nacional, a TV A Crítica e a RedeTV! produziram um série de fake news em suas redes sociais e nas chamadas durante a programação. Alguns veículos de imprensa chegaram a noticiar a volta do apresentador para a próxima quarta-feira, 27 de maio. Mas voltou hoje depois de uma encenação dele dos apresentadores substitutos Mayara Rocha e Brunozo Fonseca.
No sábado, 23 de maio, as redes sociais da RedeTV! e TV A Crítica fizeram duas postagens. A primeira anunciava a volta de Sikêra Jr para o dia 27. Já a segunda era um vídeo do apresentador irritado dizendo que iria desafiar a direção das emissoras e que voltaria hoje.
Na tarde desta segunda-feira, a afiliada no Amazonas publicou um texto aparentemente sério citando protocolos de segurança e qualidade ISO 9001 e exaltando que a emissora é a única no país a ter esse selo de qualidade. O comunicado também brincou com os exames médicos para a volta de funcionários em qualquer empresa.
Na verdade, toda a encenação não enganou o telespectador. Todos sabiam que Sikêra voltaria nesta segunda. O apresentador usou sua rede social durante todo o dia afirmando que voltaria. Fingiu que estava invadindo a sede da TV A Crítica, mas ele já estava com o microfone em sua gravata.
Ele “invadiu” com uma empilhadeira um estúdio improvisado e com uma porta de isopor (lembrando até os efeito do seriado Chaves) em que os apresentadores substitutos chamaram as primeiras reportagens.
Sikêra não deixou de alertar seus telespectadores da gravidade do novo coronavírus. “Só Deus sabe o que é passar por essa doença. É terrível, é terrível! Só Deus sabe o que eu passei… “Chegou uma noite que disseram não tem mais jeito, Sikêra tem que ir para o hospital e vai ser entubado. Eu disse: ‘Meu Senhor, já venci um infarto e uma cirurgia, usei uma bolsa de colostomia, levei tiro, caí de avião, quebrei meus dentes, passei por tanta coisa ruim. Não me deixe ir agora não'”.
Leia também: Conexão Repórter mostra situação do Amapá após lockdown
Ele ajoelhou no estúdio e agradeceu a Deus a cura. Mas não voltou atrás em sua opinião sobre o isolamento social. O apresentador é apoiador do presidente Jair Bolsonaro. “A tal da Covid é tão miserável e algumas pessoas disseram assim: Tá vendo? Pagou com a língua, subestimou a doença. Sim! Eu achei que era realmente uma coisa mais simples. Não é. Agora, eu vou manter minha palavra. Se você pode ficar em casa, fique. Mas se você não pode, faça feito eu e meu elenco, vá trabalhar. Ninguém pode morrer mais de fome nesse país”.
Sikêra Jr ficou um mês longe do estúdio.