A derrota do brasileiro Rafael Macedo no judô, após desclassificação por uma punição, causou revolta nas redes sociais e também do treinador brasileiro. Logo após a disputa, na Olimpíada 2024, Kiko Pereira desabafou no microfone da TV Globo.
“É uma vergonha!”, disse ele aos gritos, em entrevista ao repórter Marcelo Courrege ao vivo.
No confronto, Rafael Macedo disputava o bronze contra o francês Maxime-Gael Ngayap. Ao final regulamentar, os dois atletas estavam empatados em zero a zero, com duas punições cada. O brasileiro, porém, acabou tomando a terceira punição ao tentar finalizar um golpe, gerando assim a sua desclassificação.
Inicialmente, a decisão do árbitro não foi entendida, gerando até confusão na transmissão da TV Globo. Depois, no entanto, a comentarista Rosicleia Campos, ex-judoca, esclareceu que Rafael acabou punido por agarrar o adversário por dentro da manga do quimono, o que não é permitido.
No microfone da emissora, Macedo lamentou a derrota: “É a segunda vez que venho a uma Olimpíada, é um sonho estar aqui. Fiz um dia muito bom, poderia sair com uma medalha, mas infelizmente acabou não acontecendo, faz parte. A decisão dos árbitros foi essa e acredito que vai ser a correta”.