Em meio a uma onda de desinformações, que já foi parar até na TV, William Bonner aproveitou o espaço do Jornal Nacional (TV Globo) para fazer o inverso. Didático, o jornalista mostrou mais uma vez a importância do jornalismo profissional e da prestação de serviço neste momento crítico que vive o Rio Grande do Sul.
Durante a edição do JN desta segunda-feira (13), Bonner chamou atenção para o público de casa sobre um novo canal de doações oficiais ao estado. Com uma simples ação, o apresentador deu dois passos a frente do que poderia se tornar mais uma fake news ou um alarde desnecessário. Ele explicou que é possível sim entregar doações no Rio Grande do Sul com caminhões de 1 tonelada ou mais.
A Defesa Civil criou um telefone 0800, para o qual o transportador deve ligar. Ele vai dizer o que ele está transportando, qual a quantidade de doações que ele tem a fazer e, a Defesa Civil vai dar duas informações importantíssimas para ele“, iniciou Bonner.
Essas informações são: para onde é melhor levar as doações nesse momento, onde serão mais úteis e qual o melhor caminho.
É mais um serviço para ajudar do Rio Grande do sul a sair dessa crise, a levar amparo para todos os cidadões que estão precisando, concluiu o âncora do Jornal Nacional.
O telefone para doações ao RS com mais de 1 tonelada é 0800 205 5151.
Assista ao vídeo:
Vale o exemplo
Enquantos muitos fazem turismo na tragédia, buscam engajamento na catástrofe e tentam propagar suas ideologias no meio do caos, o jornalismo profissional ainda vive.
Vários veículos de comunicação como a Band, Record e afiliadas da Globo, deixaram de lado o aconchego de uma redação para ajudar o povo gaúcho, sem perguntar em quem ele votou. Alguns profissionais chegaram a ter suas casas inundadas, mas mesmo assim saíram nas ruas, com intuito de informar e ajudar o povo. Jornalismo é isso.
Mas cuidado! O alarmismo e sensacionalismo andam de mãos dadas com a fake news.
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.