O ator Tom Veiga, 47 anos, intérprete do famoso papagaio Louro José, foi encontrado morto neste domingo (01), em sua casa no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da TV Globo, onde Tom estava há mais de duas décadas, sempre ao lado de Ana Maria Braga no comando do ‘Mais Você‘.
Até ás 22h00 da noite deste domingo, a causa da morte não havia sido divulgada. Segundo o G1, o caso está sendo investigado pela 16ª DP (Barra da Tijuca).
Amigo do ator, o apresentador André Marques contou que foi o primeiro a chegar na casa de Tom Veiga: ‘Peço para vocês orarem por ele porque a essa hora ele já está fazendo um monte de gente rir‘. Já a TV Globo, confirmou que Ana Maria Braga vai comandar o ‘Mais Você’ especial nesta segunda (02), em homenagem ao seu grande amigo e companheiro de tantos anos.
“Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho. O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração”, declara a apresentadora.
Criado na Record TV, enquanto a apresentadora ainda comanda o ‘Note e Anote’, o Louro José veio ao mundo da TV pela voz e manipulação de Tom Veiga, em 1996. Já no ano de 1999, ele chegou à Globo junto com Ana Maria Braga para comandar o Mais Você. Com muito humor e protagonizando momentos únicos, o Louro logo se tornou um co-apresentador do programa, difícil imaginar a atração sem os dois juntos.
Durante um bom tempo, Ana Maria precisou interromper o Mais Você neste ano, em razão da pandemia do coronvírus. No entanto, mesmo com menos de 30 minutos em um quadro no ‘Encontro com Fátima Bernardes’, lá estava o Louro ao lado da apresentadora.
“Tom Veiga deu vida ao Louro com uma irreverência que só ele seria capaz de dar. Puro talento em encarnar a alma brasileira num papagaio verde e amarelo. Tão brasileiro quanto ele. Os homens curtiam o louro porque ele sabia traduzi-los. As mulheres se divertiam e até suspiravam por esse papagaio sedutor. As crianças, então, nem se fala. Ficavam hipnotizadas por ele. Esse foi o fantástico mundo das ilusões criado por um talentoso rapaz que estava no lugar certo e na hora certa quando a Ana teve a ideia de criar um boneco pra acompanhá-la. O Tom era um assistente de estúdio naquela época, ainda na Record. No dia dos testes com câmera, o manipulador não compareceu e o Tom, então, segurou o papagaio para adiantar o serviço. E já nesse momento, meio sem querer, encarnou o que viria a ser o boneco de maior sucesso na TV brasileira. Tanto que nem foi necessário testar mais ninguém! E o Tom foi apenas ele mesmo. Hoje, a gente se despede desse amigão divertido, homem generoso, capaz de tirar a roupa do corpo para ajudar alguém. Eu me despeço de um grande amigo“, afirma a diretora-geral do ‘Mais Você’, Vivi de Marco.
Em um dos depoimentos para o site Memória Globo, Tom Veiga definiu quem é o seu Louro José:
“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança”, disse Veiga.