A novela Tieta, escrita por Aguinaldo Silva e baseada na obra de Jorge Amado, está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo (TV Globo). Entre seus inúmeros mistérios e personagens icônicos, um detalhe em especial continua intrigando os fãs: o que Perpétua (Joana Fomm) guarda em sua famosa caixa branca?
No enredo, a trama mantém o conteúdo da caixa em segredo, mas Tieta (Betty Faria) revela o mistério para os moradores de Santana do Agreste em uma das cenas mais marcantes. Apesar do suspense mantido pela produção, uma lenda urbana tomou conta do imaginário popular: Perpétua guardava o pênis embalsamado de seu marido morto, o major.
No último capítulo da novela, após ser desmascarada por Tieta como quenga, Perpétua tem sua caixa aberta em praça pública. A reação dos personagens é de puro espanto, mas o conteúdo exato nunca é mencionado. Enquanto Carmosina (Arlete Salles) exclama: “Que coisa horrorosa!”, Modesto (Armando Bógus) solta: “Só queria saber como é que ela conseguiu”.
Outros personagens acrescentam falas que reforçam a ideia de algo macabro. “Só pode ter sido um especialista que empalhou”, comenta Jairo (Elias Gleizer). Já Marcolino Pitombo (Otávio Augusto), em tom jurídico, questiona: “Data venia! Quero saber quem é que tirou isso pra ela!”.
Até a empregada Araci (Andréa Paola) faz uma revelação inusitada: “Ela conversava com esse daí”, ao que Cora (Cidinha Milan) completa: “E chorava!”. A reação coletiva culmina com o comentário de Dona Milu (Miriam Pires): “O melhor que tu faz é dar um sumiço nisso, nessa coisa aí!”.
A própria Tieta, em sua resposta ácida, afirma: “Vou enterrar. De preferência ao lado do major, que é pra ver se finalmente o coitado descansa em paz”.
Joana Fomm confirma o rumor
Em entrevista ao Notícias da TV, em 2020, a atriz Joana Fomm confirmou a lenda urbana. “Não era um segredo para mim. Era engraçado saber que ela guardava o pênis do marido, o major”, disse.
Um clássico da TV brasileira
Exibida originalmente em 1989 na faixa das 20h, Tieta é um dos maiores sucessos da Globo. A novela já foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em 1994 e no canal Viva em 2017. Sua trama envolvente, personagens inesquecíveis e momentos icônicos, como o mistério da caixa de Perpétua, garantiram seu lugar na história da teledramaturgia brasileira.