Uma mulher que acabou de sair de um relacionamento abusivo é a personagem do último episódio da atual temporada de Esquadrão da Moda, que o SBT exibe neste sábado. O telespectador vai acompanhar como a melhora na autoestima é fundamental neste momento de superação e reconstrução de vida. Aliás, nesta temporada, o programa apostou em histórias de grandes viradas, empoderamento feminino e de responsabilidade social, ecológica e psicológica.
Quem acompanhou a temporada 2023 de Esquadrão da Moda reparou que o reality ganhou novos elementos artísticos, mais dinamismo e valorizou o conteúdo que cada personagem trazia. Tudo isso é resultado da chegada de Márcio Esquilo na direção-geral.
“Meu primeiro desafio foi mudar um programa de sucesso, que já está no ar há 14 anos. Eu quis trazer mais diversidade para o programa, pessoas com a cara do povo brasileiro e com certeza iremos melhorar mais ainda a cada temporada, e não só pela roupa ou estilo, mas por mulheres com personalidades e histórias reais! As pessoas não são só roupas ou estilos”, diz o diretor.
Mudanças no Esquadrão da Moda
Uma das principais mudanças foi a troca do cesto de lixo para jogar fora as roupas antigas por um tubo para reciclagem dessas peças. “Não podemos mais jogar roupas ou sapatos no lixo, o que não serve para mim pode servir para outras pessoas, temos que reciclar! Outra mudança foi referente ao espelho da revelação, eu queria que elas tivessem a referência de como chegaram no Esquadrão da Moda e de como estão saindo! Todas precisam se reconhecer lindas, por dentro e por fora, cercadas por pessoas boas na sua vida. E pensando no pessoal que está em casa, eu quis que o Rodrigo Cintra e a Vanessa Rozan mostrassem o passo a passos de uma forma mais didática, tanto nas dicas para a TV quanto para a Internet”, completa Márcio Esquilo.
Nesta temporada, o Esquadrão da Moda buscou mulheres com belezas diversas, de diferentes classes sociais e formação. Entre as participantes, destaques para uma empresária autista com dificuldades de aceitar mudanças, uma jovem de 20 anos que, depois de dois transplantes de rins, não tinha vergonha de mostrar seu corpo e uma mulher que deixou um relacionamento abusivo.
Não há como negar que o Esquadrão da Moda é um programa que tem seu público cativo e que atrai anunciantes de olho na consumidora de moda e estilo. No sábado passado, o programa fechou com 3,5 pontos contra 3,7 da Record. Uma semana antes, no dia 27 de julho, o reality manteve os 3,5 contra 4,0 da concorrente. No dia 15 de julho marcou 3,1 contra 3,5 da Record. Os números mostram esta estabilidade, que tem seu lado positivo (público cativo), mas que não altera muito a situação da emissora.
No próximo sábado, 12 de agosto, o SBT estreia a nova temporada de Bake Off Brasil – Mão na Massa, com Nadja Haddad, Beca Milano e Giuseppe Gerundino. Serão 19 episódios no ar com encerramento no dia 23 de dezembro. O reality de competição também é uma marca registrada da emissora aos finais de semana, tem seu público cativo e anunciantes garantidos. Calcula-se que o programa poderá registrar um pouco mais do que o Esquadrão da Moda, mas nada que mude completamente o cenário, afinal, na Record também não há investimentos para as noites do sábado, que continuam com os melhores momentos de Reis, Super Tela e Chicago Fire.
Na Anhanguera existem duas correntes com olhares e defesas muito diferentes. De um lado está o grupo que defende a manutenção dos realities aos sábados após os melhores momentos de A Infância de Romeu e Julieta e antes do Notícias Impressionantes. Do outro, acredita-se que o SBT poderá ganhar muito com um novo programa nesta faixa capaz de concorrer com o Altas Horas e, depois, os realities. Mas, pelo que se comenta nos bastidores, grandes mudanças somente no ano que vem. A ordem agora é melhorar o que está no ar e tentar crescer nas faixas mais importantes, como as tardes de segunda à sábado.