No fim de semana passado, durante a grande final da temporada 2020 de American Idol, exibido pela ABC nos Estados Unidos, Lionel Richie lançou, 35 anos depois, a nova versão de We Are The World. O clipe, é uma mensagem oportuna para a pandemia do novo coronavírus. Participam Katy Perry, Luke Bryan e os 11 finalistas do programa.
Lionel Richie e Michael Jackson escreveram a música em 1985 para projeto conhecido como USA for Africa. O projeto tinha como objetivo arrecadar fundos para o combate à fome no continente africano. Richie comparou as versões. “Originalmente nós fizemos o elenco com estrelas da música e foi histórico. Agora, esses jovens são muito talentosos e inspiradores, além de mostrar a diversidade do mundo”, explicou.
O vídeo tem imagens de pontos turísticos dos Estados Unidos que normalmente são movimentados e agora estão vazios por conta da pandemia. Neles aparecem os rostos dos cantores interpretando a canção.
Em 1985, 45 dos maiores nomes da música americana gravaram a música que rendeu cerca de 55 milhões de dólares e a vendagem atingiu 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos, tornando-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos. Em 2010, após a devastação causada por um sismo de magnitude 7.0 no Haiti, um grande grupo de artistas foi reunido novamente para regravar a canção, lançada como We Are the World 25 for Haiti.
O novo We Are the World tem cerca de três minutos, menos da metade do tempo da versão original. No final do clipe uma mensagem dos finalistas do reality show musical: “Da nossa família Idol para vocês. Nós somos o mundo”. Confira o clipe:
Veja também o clipe original de 1985.
E a versão de 2010 para o Haiti.