O Grupo Televisa anunciou nesta terça-feira (13), a união com a Univision Holdings, e vão formar o maior grupo de mídia de língua espanhola do mundo
A informação é do site Señal News, que diz que a fusão das empresas soma os ativos de produção e distribuição de conteúdo de ambas as empresas através da TV aberta, por assinatura, streaming e internet.
A Televisa é o maior grupo de comunicação México e um dos maiores do mundo e a Univision é maior empresa de comunicação dos EUA, voltada para o público hispânico.
A fusão entre as duas gigantes, é vista como uma estratégia para atender a alta demanda de conteúdo, com um público estimado em 600 milhões de pessoas que falam espanhol.
Além disso, ainda segundo o site, o acordo também prevê a criação de um streaming que terá no catálogo mais de 300.000 mil horas de programação, tornando-se o maior catálogo de conteúdo espanhol do mundo.
Mesmo investindo em 2020 a mais de 86 mil horas de conteúdo que abrangem entretenimento, esportes, notícias e eventos, o objetivo da Televisa, é conquistar o público que tem migrado para o streaming.
Parceria bilionária
Com isso, o Grupo Televisa SAB receberá da operação um valor de 4,8 bilhões de dólares, o equivalente a quase R$ 27 bilhões na cotação atual. Além disso, passará a ser a maior acionista da Televisa-Univision, adquirindo 45% de suas ações.
A união conta também com parceiros estratégicos como o banco, SoftBank, maior fundo de tecnologia japonês do mundo, o Google e o banco de investimentos em tecnologia, The Raine Group.
“Estou muito satisfeito com a nova parceria com a Univision e com a oportunidade do talento mexicano ser visto e reconhecido nos Estados Unidos e em breve no resto do mundo. Seremos uma empresa global”, disse Emilio Azcarraga, Presidente Executivo do Conselho de Administração da Televisa.
A ambiciosa união pode refletir nas parcerias da Televisa em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, como a de longa da data com SBT e recentemente com o Globoplay.
Leia também: Globo e Google Cloud anunciam parceria de dados e co-inovação