Com 55,34% dos votos válidos, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito governador de São Paulo, no 2º turno das Eleições 2022, realizado neste domingo (30). Ele superou Fernando Haddad (PT), com 44,66% da votação, na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Será a primeira vez que o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) será responsável por um cargo elegível, no principal estado do país.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados na TV Globo por William Bonner e Renata Lo Prete, às 19h22, já foram apuradas 93,60% das urnas em todo o estado, sendo possível garantir a vitória de Tarcísio como o novo governador de São Paulo. A chapa ainda conta com Felicio Ramuth (PSD), ex-prefeito de São José dos Campos, como vice-governador.
Engenheiro e militar da reserva, Tarcísio foi ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro, tendo ainda antes participado do governo Dilma. A sua eleição quebra uma enorme hegemonia do PSDB à frente do estado, que teve Rodrigo Garcia, com candidato derrotado ainda no 1º turno.
Leia também: Record se adianta e anuncia vitória de Lula nas Eleições 2022