Lenda do vôlei nacional e campeão olímpico com a Seleção Brasileira, Tande deu um susto nos fãs na semana passada. Aos 54 anos, ele sofreu um infarto e precisou ficar cinco dias internado. Em entrevista ao Domingo Espetacular (Record), o ex-atleta se emocionou ao contar detalhes do ocorrido.
Tande revelou que fez uma angioplastia, um procedimento para obstruções das artérias coronárias, além de ter colocado um stent no coração. Na entrevista ao repórter Pedro Paulo Filho, ele se mostrou agradecido pelo avanço da tecnologia na medicina.
“Nunca fumei, nunca bebi e nunca me droguei”, contou Tande, afirmando que manteve os cuidados com a saúde, mesmo após ter se aposentado do vôlei. Ele, porém, revelou ter um histórico na família de mortes por doenças familiares.
O ex-atleta também contou que estava ignorando os sinais de que havia algum problema faziam quatro anos. “Eu todos os momentos que eu fazia uma atividade na minha casa, como subir a escada, eu já ficava (ofegante)”.
Tande detalhou que teve um alerta máximo ao passar mal durante a comemoração do aniversário de sua irmã. Ele foi ao hospital e se surpreendeu com o diagnostico de infarto: “Eu achava que no máximo seria uma pneumonia”.
Ele se emocionou ao repetir as palavras do médico para si: “Vai cuidar de você. Você nasceu de novo. 13 de abril de 2024 é o seu novo aniversário”.