Nosso site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
  • A Fazenda 17
    • Toninho Fazendeiro
  • Televisão
    • TV Globo
    • RECORD
    • SBT
    • Band
    • RedeTV!
  • Audiências
    • Audiência do Rio de Janeiro
    • Audiência do PNT
  • Novelas
    • TV Globo
      • Terra Nostra
      • A Viagem
      • Êta Mundo Melhor!
      • Dona de Mim
      • Vale Tudo
    • RECORD
      • A Escrava Isaura
      • Paulo, O Apóstolo
    • SBT
      • A Caverna Encantada
      • As Filhas da Senhora Garcia
    • Globoplay Novelas
      • Caras e Bocas
      • Celebridade
    • Band
      • Cruel Istambul
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • Estrela da Casa 2
  • A Fazenda 17
  • Programação da TV
  • Horóscopo
  • Reality Shows
  • Esporte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Filmes
  • Séries
  • Mercado e Tech
  • Streaming
  • Pop & Arte
  • Blogs e Colunas
  • Rádio
  • Fale conosco
  • Nossa equipe
  • Nossa história
  • Política de Ética
  • Política de Privacidade
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • A Fazenda 17
  • Estrela da Casa 2
  • Televisão
  • Audiência da TV
  • Novelas
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
  • Reality Shows
  • Programação da TV
  • Famosos
  • Esporte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Horóscopo
  • Filmes
  • Séries
  • Pop & Arte
  • Streaming
  • Mercado e Tech
  • Blogs e Colunas
Siga-nos
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
© Copyright 2017-2024 | Portal Alta Definição
Televisão

Sydney Possuelo emociona jornalistas em entrevista ao Roda Viva

Atualizado: 14/06/22 às 01:04
Diego Nogueira
Por
Diego Nogueira
your gravatar alt for the rest of the pages
PorDiego Nogueira
Graduado em Comunicação Social pela Unibra - Centro Universitário Brasileiro e pós graduado em Gestão de Pessoas e Negócios pela Unicap. Escorpiano, sagaz e bom ouvinte....
Seguir:
Publicado 14/06/2022
Nenhum comentário
Compartilhar
Sydney Possuelo sentado, sério, olhando para um entrevistador durante gravação do Roda Viva, da TV Cultura
Ativista das causas indígenas, Sydney Possuelo foi o grande entrevistado do programa "Roda Viva" | Imagem: Reprodução/TV Cultura
- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

O Roda Viva (TV Cultura) desta segunda-feira (13), recebeu Sydney Possuelo, considerado a maior autoridade com relação aos povos indígenas isolados no Brasil. Presidente da FUNAI por quase 50 anos, o ativista aposentado emocionou a apresentadora Vera Magalhães, os entrevistadores convidados e o público nas redes sociais com seus depoimentos sobre a repercussão mundial do desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.

Acredito que a democracia só é plenamente exercida quando você tem um jornalismo aberto, livre e atuante. A partir disso, quando eu trabalhava nas atividades de campo, sempre abri as questões pros jornalistas por que é uma obrigação nossa de não ocultar a verdade. O estado não pode utilizar a mentira, proibir atividades como o jornalismo, pois sem ele não há democracia. Sempre tive essa visão para informação do povo

Sydney Possuelo

Perguntado sobre sua perspectiva quanto ao futuro dos que defendem as organizações indígenas, Possuelo foi preciso: “Eu penso que todos os funcionários da FUNAI estão sujeitos a esses acontecimentos dramáticos [morte, desaparecimentos, repressão]. Estão claramente ameaçados. E todos aqueles que manifestaram apoio aos povos indígenas foram, são e serão”, respondeu.

Sydney também comentou sobre sua relação com Bruno, indígena desaparecido no Vale do Javali: “[Ele era] um dos poucos que queriam colaborar com a proteção dos índios, mas morreu ou desapareceu. Se perder esse homem for sinal de uma revirada, eu prefiro que não tenha essa mudança. Existe algum lado positivo nessa morte? Eu acho que não. Não fosse esse jornalista (Dom Philips) com Bruno, atrás de informações sobre essas ações do governo e do homem, nós nunca saberíamos o final dessa história. Então eu prefiro acreditar que existe outras formas de resolver as coisas”, disse.

Em determinado momento da entrevista, Passuelo falou sobre a atuação das forças armadas nas regiões indígenas e como encara as últimas notícias que as envolvem: “O exército brasileiro tinha uma ação benéfica pela região amazônica, de trabalhos difíceis e eles tiveram alguns momentos importantes no início dos anos 90. Hoje não acontece a mesma coisa. Parece que as forças armadas são preparadas para o contrário”, afirmou.

Um pouco da segurança que tínhamos se perdeu porque não temos alguém na ponta (do poder) pra defender os ideais. Hoje em dia tá quase tudo na mão do bandido. Os órgãos foram enfraquecidos e a FUNAI, que foi criada a favor dos povos indígenas, se comporta completamente contra eles. Esse movimento “bolsonarista” permitiu que pessoas invadissem as terras indígenas e atirassem livremente sem pudor

Sydney Possuelo

No último bloco de perguntas, o entrevistado finalizou com a seguinte reflexão: “Você não precisa compreender as minucias do outro povo. Você só precisa entender que eles têm os mesmos direitos que você e precisa ser respeitado”.

Repercussão

As declarações do ativista rapidamente entram em destaque nas redes sociais. No twitter, artistas, representantes políticos e anônimos elogiaram suas respostas e se emocionaram com os fortes testemunhos.

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

Todo mundo que está querendo saber mais sobre as atrocidades que acontecem na Amazônia pode assistir a aula do Sydney Possuelo no #RodaViva AULA

— Gaby Amarantos (@GabyAmarantos) June 14, 2022

Ainda existem homens dignos neste País! Emocionado com a entrevista do Grande Indigenista Sydney Possuelo #RodaViva

— Luis César (@LuisCsa89112427) June 14, 2022

Entrevista fortíssima do sertanista Sydney Possuelo. Imperdível. #RodaViva

— Bixa celibatária (@blacxsie) June 14, 2022

Que entrevista necessária e linda de Sydney Possuelo ao @rodaviva .
Parabéns!

— Robson Linhares (@RobsonSLinhares) June 14, 2022

Sydney Possuelo falando no #RodaViva que proteção de Terras Indígenas também garante a chuva que você aproveite em qlqr parte do Brasil.
A proteção ecológica, na vdd, é proteção econômica. Quem devasta a floresta tá roubando e ameaçando a prosperidade futura do resto do país.

— Andrew Fishman (@AndrewDFish) June 14, 2022

Assista entrevista completa do programa desta segunda (13):

YouTube video

O “Roda Viva” vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na TV Cultura, com transmissão ao vivo no Facebook, Twitter e Youtube.

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

Leia também: Ivete Sangalo ganha novo programa na TV Globo

Tudo sobre:Roda VivaSydney PossueloTV Cultura
Nenhum comentário

Deixe um comentárioCancelar resposta

Mais do AD

Marcos Mion sorrindo com a boca aberta em um fundo vermelho. Ele faz o gesto de "chifre" com as duas mãos, cruzando os braços.
Televisão

Marcos Mion se despede das coberturas de festivais na Globo: “Grande estilo”

13/09/2025
O logo da TV Cultura ao lado de um ícone de relógio, com o título "Programação" em cinza na parte inferior.
Programação da TV

Programação da TV Cultura, sábado, 13/09/2025

13/09/2025
Seana Collins falando em entrevista ao Quilos Mortais com foco no rosto obeso
Televisão

Quilos Mortais: Como está Seana, jovem de apenas 22 anos que atingiu 300 quilos

13/09/2025
Mostrar mais
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Siga-nos
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
Bem-vindo!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?