O inimigo da Globo aos domingos tem nome e passa longe do SBT ou Record, emissoras que sempre disputaram com a líder. A atual dor de cabeça é o streaming que, principalmente à tarde, tem tirado cada vez mais público dos filmes e programas de auditório.
Neste domingo (14/01), na média/tarde (12h às 18h), as plataformas digitais fecharam com 10,9 pontos, o equivalente a 25,5% do público. A Globo ficou bem perto, com 10,6 de média e 24,8% de share. Na sequência aparece o SBT 5,5 pontos, o equivalente a 12,9% dos telespectadores desse horário. Logo depois, aparecem os canais pagos 3,8 pontos e 8,8% de share. A Record fechou com 3,5 pontos (8,1%) e a Band com 1,4 de média (3,2%).
O streaming venceu com certa folga a série Magnum P I e os filmes “O Homem de Aço” e “As Trapaceiras”. O Domingão conseguiu fechar à frente das plataformas digitais, mas mesmo assim com uma diferença muito pequena, o que preocupa os executivos da Globo.
Programa gravado
Neste fim de semana, o Domingão com Huck apostou nos quadros Acredite em Quem Quiser e The Wall. Além disso, contou com as participações de Claudia Raia e Daniel. O programa fechou com 13,9 de média, o que corresponde a 28,3% do público de seu horário.
Todo início de ano o Domingão registra queda na audiência com suas edições gravadas, porém inéditas. Mas, desta vez, o crescimento do streaming é visto como algo perigoso, afinal, é mais um concorrente. “A Globo já tem que disputar com a tarde bonita e quente, com o SBT e Record. E agora vem o digital para abocanhar o público”, diz um produtor atento aos números deste janeiro.
Filmes perderam valor
O fato é que séries e filmes já não funcionam como poderosas armas na TV aberta. Os títulos chegam ao vídeo muito tempo depois do público ter assistido em algum serviço digital com uma assinatura relativamente barata. Para as emissoras, não há outro caminho a não produzir algo típico da televisão.
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.