Não é de hoje que se fala sobre o crescimento da audiência do streaming no Brasil. O avanço do digital só aumenta a dificuldade das emissoras de TV em resgatar parte do público que não vê mais graça no que é exibido em nossas telas. Mas, a cada ano, fica mais evidente que uma parcela importante da audiência migrou definitivamente para as redes sociais, plataformas de vídeos e serviços de streaming.
A Coluna do Vannucci teve acesso a um estudo de audiência com comparações entre os meses de maio de 2024 e 2023. Neste intervalo, SBT e Globo registraram quedas em seus índices e a Record teve um crescimento de 5%. Entretanto, o streaming avançou 17%. É um aumento que faz inveja aos canais lineares.
Os dados exclusivos mostram que em maio de 2023 o streaming fechou na média/dia (7h às 12h) com 8,5 pontos, o equivalente a 19,8% de share. No mês passado, o digital garantiu 9,9 de média, o correspondente a 22,9% do público.
Todos esses números entram nas avaliados pelos diretores das emissoras lineares, produtoras independentes e gestores dos serviços de streaming e redes sociais. Eles querem entender o consumo do público e, além disso, traçar estratégias para avançar em seus planos ou frear esse avanço.
Crescimento à tarde chama atenção
Na comparação entre maio de 2023 e 2024, o streaming cresceu em todas as faixas, mas é o período da tarde que chama a atenção. Na média/tarde (12h às 18h) o digital saiu de 8,6 pontos (20,5%) para 10,3 pontos (23,8%). É um aumento de 21%em um ano. Esse avanço pode ser consequência das mudanças na grade do SBT e das escolhas das novelas da TV Globo. Entretanto, alguns executivos acreditam que esse aumento é a combinação de muitos outros fatores, incluindo as redes sociais mais presentes.
O período da manhã (06h às 12h) foi o que registrou a segunda maior variação: 19%. Em maio de 2023 o digital marcou 5,0 pontos nessa faixa, o que corresponde a 19,3% do público. Entretanto, no mês passado fechou com 5,9 pontos.
Mas, não pense que a faixa da noite (18h às 24h) ficou fora do avanço do streaming. Em maio de 2023 o CSR fechou com 11,2 pontos (19,5%). No mês passado, o digital garantiu 12,8 pontos (22,4% de share). É o verdadeiro vice-lider no horário.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.