O Aparecida Debate desta terça-feira (1), às 21h45, vai falar sobre o Sínodo convocado pelo Papa Francisco, com o tema Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão. A primeira sessão aconteceu no Vaticano, em outubro do ano passado, e agora terá a conclusão, com a segunda sessão, que vai ocorrer também no Vaticano entre os dias 2 e 27 de outubro de 2024.
O programa da TV Aparecida vai começar exibindo uma reportagem para relembrar e apresentar aos telespectadores o que é exatamente um Sínodo. Depois, os apresentadores Rafaela Lourenço e Renato Dias recebem o Missionário Redentorista, Padre Rodrigo Arnoso, doutor em Teologia pela PUC-SP e secretário-geral do ITESP (Instituto São Paulo de Estudos Superiores) para explicar a importância desse encontro para o caminhar da Igreja.
A segunda convidada será Maria Cristina dos Anjos da Conceição. Ela é membro do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho), representante da Cáritas brasileira, esteve na primeira sessão do Sínodo e vai voltar novamente neste ano.
E no terceiro bloco, o programa conversa com Edson Narciso, membro da Coordenação da Pastoral da Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Ele vai falar sobre a amplitude do debate no Sínodo e os impactos dessa discussão com a juventude católica.
O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 21h45.