O Sensacional (RedeTV!) desta quinta-feira (13) recebe o humorista Cláudio Manoel, conhecido por seus personagens de sucesso no extinto Casseta & Planeta (TV Globo). Em um bate-papo descontraído, o intérprete de ‘Seu Creysson’ conta bastidores do auge do programa para Daniela Albuquerque e surpreende ao contar que “levou um gancho” por conta de uma piada.
Levei uma advertência escrita, eu e o diretor porque representávamos o grupo. Fizemos uma piada sacaneando o prefeito de São Paulo, que na época era o Celso Pitta. Nesse período, a direção da Globo estava viajando para um congresso de Comunicação em Las Vegas (EUA) e tinha um substituto que falou: ‘A piada está pesada, melhor não colocar no ar’. (…) A piada foi ao ar e teve reclamação”,
conta o ator.
Na entrevista que vai ao ar nesta quinta, a partir das 22h30, o ator relembra que o diretor do humorístico chegou a ser demitido, e que ligou para José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e pediu para que o profissional fosse readmitido. O mandachuva da Globo na época atendeu ao pedido, mas com uma condição.
Boni disse: ‘Então vai ter que doer no bolso’. Ele deu uma multa para cada um, fizemos uma doação para o Retiro dos Artistas e o diretor foi recontratado, mas ele [Boni] aplicou uma advertência escrita para nós dois. Eu até mandei enquadrar, um troféu desse,
compartilhou o humorista.
Casos de assédio no humor
Ainda no Sensacional, o Cláudio Manoel refletiu sobre casos de assédios nos bastidores, entre eles o da também comediante Dani Calabresa.
“Não dá para relativizar ou questionar, porque eu não estava lá, então, tem que acreditar na vítima. (…) Em geral, a pessoa tem que mover muito esforço e dor para trazer isso a público, trazer isso sem uma base factual é pouco provável”, declarou.
Já sobre o famoso “teste do sofá” que assombra os bastidores de TV, o humorista disse que nunca presenciou tal situação, mas falou sobre a prática de assédio moral.
Oque se via muito e hoje não deve ser tão comum é o assédio moral, a galera xingando equipe, técnico… Isso foi decaindo. Não dá pra ser ingênuo a ponto de dizer que não existia, porque vários casos surgiram, mas não existia, no meu conhecimento, no nosso projeto.