Pense em um negócio que movimenta muito dinheiro. Pensou? Então pensa no dobro do dobro que você pensou e um pouco mais. É exatamente isso o que movimentou o antigo 0900, uma febre no final dos anos 90. Muitas pessoas e artistas juntaram verdadeiras fortunas com os sorteios da TV que sorteavam carros, barras de ouro, motos e até helicópteros, isso mesmo: helicópteros.
Funcionava assim: o telespectador ligava para um número telefônico que começa com 0900, pagava na conta telefônica a taxa para participar dos sorteios todos os dias. Crianças sem o controle dos pais ligavam várias vezes no dia e a surpresinha vinha na próxima conta. Praticamente todas as grandes redes de televisão se renderam a este serviço.
O retorno
Desde a última segunda-feira, 27 de abril, a Rede TV! voltou a ter sorteios na TV em uma espécie de 0900 dos anos 2020. Em um cenário de gosto duvidoso, num misto entre real e virtual, agora para participar do sorteio o telespectador tem que assinar o serviço de streaming Rede TV! Plus por R$ 5 por semana. O aplicativo promete ter a programação da emissora, interatividade com os programas, enquetes e comentários que podem ser mostrados na tela. Em troca o assinante pode ganhar fones de ouvido bluetooth, smartwatches, smartphones, smart TV e carros, entre eles o prêmio principal é um BMW X1 com valor aproximado de R$ 250 mil.
Leia também: Record TV aprimora ideia da RedeTV! e cria novos formatos de anúncio
Coincidentemente os tele sorteios, como ficaram conhecidos na década de 90, voltam na emissora dos mesmos donos da TeleTV, extinta em 1998 com a proibição desse serviço. Há quem diga que o dinheiro que foi usado para montar a Rede TV!, em 1999, veio do que foi recebido do telespectador na época com o 0900.
Tentativas
Em 2007 houve uma tentativa de retomar o serviço na Rede TV! dentro do programa “Pânico”. Em 2011, foi a vez da Record tentar lucrar com o mesmo serviço, desta vez chamada de Lig Gol, uma associação entre a emissora, uma empresa de capitalização e alguns clubes de futebol (foi nessa época que a Record tentou tirar o Campeonato Brasileiro da Globo), que dava desde kit de produtos esportivos a carros. As duas tentativas não duraram muito tempo.
Mas quem pensa que o sorteio na Rede TV! é ilegal está enganado. No início de março deste ano o presidente Bolsonaro assinou uma medida provisória que orienta as redes TV a criarem novos sorteios com o objetivo de ser uma fonte de renda das emissoras. É só esperar que teremos muitos sorteios na TV nos próximos meses.